Uma equipe formada no último momento, mas com a vantagem de contar com seis experientes competidores de caiaque, foi o destaque no primeiro dia da etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Canoas Havaianas, que foi disputada em São Vicente (SP). A Smera, mesmo sem nunca ter treinado junto e com quatro de seus remadores sem jamais ter entrado em uma canoa havaiana, garantiu vaga para a final da categoria, onde enfrentou o Paulistano.
Na primeira disputa, a Smera teve vários problemas de sincronia, fato primordial para um bom desempenho. Depois de muita discussão e acertos, eles voltaram para a segunda fase mais entrosados e fizeram bonito, desbancando a equipe dos Brucutus de Bertioga, outra grande cotada. Na soma dos tempos das duas baterias, o Paulistano (vencedor em ambas) marcou 39min19. A Smera veio logo atrás, com 39m47s, seguido dos Brucutus, com 40m13s. Em 4º lugar ficou a equipe Rixka, que teve vários problemas, com 46m04s.
Destaque – O grande destaque dos “novatos” foi Jefferson Libório, o mais experiente do time e único que já tinha competido nas canoas havaianas. Ele não só comandou o seu time no masculino, como ainda teve fôlego e força para ser o leme da equipe mista Vit Shop (sendo o único atleta a participar das quatro baterias, sem descanso). Isto sem falar que ele é garçom e trabalhou até às 3h da madrugada.
As três melhores equipes desta etapa, estão classificadas para uma travessia no próximo domingo (28/04). A prova sairá da Ilha Porchat, indo até a Ponta da Praia e voltando pela orla. Além de enfrentar o cansaço, os remadores terão os obstáculos naturais, principalmente as ondas.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 21, 2002