Webventure

Novidade anunciada para 2011, tecnologia 3G decepciona no Everest


Acampamento base não tem 3G prometido para este ano (foto: International Mountain Guides/ Explorersweb)

A maior esperança de melhoria do sistema de comunicação para esta temporada no Everest vem decepcionando os montanhistas que já chegaram ao acampamento base. A tecnologia 3G foi anunciada como grande diferencial para 2011, mas até agora não vem funcionando como deveria. A velocidade de transmissão de dados é tão reduzida que se assemelha à tecnologia 2G.

Segundo os montanhistas, o grande problema é com as baterias da torre localizada em Gorak Shep, próxima ao acampamento base. Os dispositivos são carregados com energia solar, mas os raios solares não têm sido suficientes na região. Além da carga não chegar ao ideal, ela acaba rapidamente quando todos tentam usar a tecnologia ao mesmo tempo.

Diante da situação, a melhor opção continua sendo o telefone via satélite, mesmo com seus custos elevados. O experiente Rodrigo Raineri, que integra um trio brasileiro junto de Carlos Eduardo Santanela e Carlos Eduardo Canellas, é um dos que vêm utilizando o mesmo meio de comunicação dos últimos anos. Assim, dificilmente os montanhistas conseguirão usar recursos do 3G como envio de e-mails e fotos.

Por outro lado, os montanhistas podem comemorar as boas condições do tempo no acampamento base. A região quase não apresenta neve e o caminho até o primeiro acampamento da subida ao cume está com a geleira bastante seca. A rota, inclusive, já está pronta e será utilizada nesta semana pelas primeiras expedições, que continuarão o processo de aclimatação aos pés da montanha mais alta do mundo.

Everest é pouco – Enquanto a grande maioria dos montanhistas encara a montanha do Himalaia como o maior desafio de suas vidas, dois alpinistas querem mais nesta temporada. O suíço Ueli Steck e o norte-americano Don Bowie tentarão escalar três picos com mais de 8 mil metros na região, todos pelo lado chinês, no Tibet. Além do cume do Everest, com seus 8.850 metros de altura, eles também pretendem fazer investidas ao Shishapangma e ao Cho Oyu.

Este texto foi escrito por: Webventure