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Novidades das equipes da categoria Carros


O carro da equipe Mitsubishi na edição passada da competição. (foto: Marcelo Krings/www.webventure.com.br)

Em 2003, 221 veículos estão inscritos no Rally dos Sertões. Entre eles estão 86 carros, cujos custos variam de 40 mil reais a mais de 250 mil reais, dependendo da marca, equipamentos e acessórios.

Em entrevista exclusiva ao Webventure pilotos e chefes das principais equipes da categoria Carros contaram o que esperam do rali e muitos segredos que só quem vai encarar as trilhas da maior competição da América Latina conhece.

Chevrolet Rally Team – A equipe tem duas duplas que a representam. São Édio Fuchter/Milton Pereira e Riamburgo Ximenes/Rogério Almeida, ambas com picapes Chevrolet S10.

O piloto Édio Fuchter tem três participações no Rally dos Sertões e foi campeão nas duas últimas edições da prova, ao lado do navegador Miltinho. “Eles estão conosco praticamente desde a formação da equipe. A grande competência, experiência e entrosamento deles nos dá confiança para ir a busca de mais uma conquista”, conta Luis Haas, chefe da equipe. “Estamos sem pressão, não precisamos provar mais nada. Mas já conhecemos a fórmula da vitória e vamos usá-la”, completa Miltinho.

Füchter sabe que será difícil. “Todas as equipes estão fortes, principalmente as de fábrica. Há pelo menos dez concorrentes com chance de vencer.

Petrobras Lubrax – A Petrobras Lubrax é a única equipe no Sertões que será representada nas três categorias: Carros, Motos e Caminhões. O piloto Klever Kolberg e o navegador Lourival Roldan, vice-campeões em 2002, vão pilotar uma Mitsubishi L200 Evolution. E desta vez a equipe vai doar 20 toneladas de alimentos para famílias carentes durante a competição.

“Uma carga que não vai na mala, pois é enorme, é a felicidade e a dignidade de começar esta prova com o pé direito. Já me sinto um vitorioso, ao lado de outros verdadeiros campeões, as outras pessoas que trabalham nas diversas ações sociais que são realizadas no Sertões, como nossa equipe”, conta Klever Kolberg.

Mitsubishi Racing Team – A equipe participará do Rally dos Sertões 2003 com duas duplas oficias e uma de apoio. Guilherme Spinelli/Marcelo Vívolo e Ingo Hoffmann/Alberto Zoffmann irão pilotar uma Mitsubishi L200 Evolution II enquanto a dupla da equipe Petrobras Lubrax, Klever Kolberg/Lourival Roldan, também com o mesmo carro, terá apoios mecânicos da montadora, mesmo estando em outra equipe.

“Esperamos o melhor resultado da dupla Guilherme Spinelli/Marcelo Vívolo, pela experiência deles nesse tipo de prova”, disse Luis Rosenfeld, chefe da equipe. A dupla vem de vitória no rali Terra Brasil, etapa do Brasileiro cross-country que antecedeu o Sertões. “Após quatro participações (no Sertões), me sinto preparado para vencer”, diz Spinelli.

“O Ingo Hoffmann não tem obrigação de ganhar e nem ele mesmo tem expectativa de resultados”, completou Rosenfeld.

“O Rally dos Sertões é um tremendo exercício de trabalho em equipe, de estresse e de logística. É assim que eu o defino”, declarou o chefe de equipe da Mitsubishi.

As estratégias que a equipe usará são definidas na véspera de cada dia. “De noite nos reunimos e traçamos os objetivos para o dia seguinte”, declarou. O time também vai contribuir com ações sociais, distribuindo 60 toneladas de alimentos, uma idéia que surgiu dos mecânicos da equipe.

Delphi/Território 4×4 – Terceiros colocados no Sertões 2002, Edu Piano e Nilo de Paula estarão de novo no Rally, desta vez a bordo de uma Mitsubishi L200 Evolution. “As modificações técnicas do meu carro fizeram com que ficasse mais potente e rápido que no ano passado”, diz Piano, que há sete anos participa da prova.

Giaffone – Entre as grandes equipes também estão a Giaffone, que estréia no rali com a dupla Franco Giaffone/Alberto Fadigatti (já foi campeão mundial de rali cross-country por categoria ao lado de Reinaldo Varela). A dupla sofreu um gravíssimo acidente no último rali cross-country, o Terra Brasil, quando a Mitsubishi L200 Evolution onde estavam caiu em um precipício e ficou totalmente destruída. Giaffone e Fadigatti nada sofreram, mas o novo carro chegou há poucos dias e o time não teve muito tempo para aprontá-lo para o Sertões. “Não somos favoritos, mas este é um rali imprevisível”, diz o diretor técnico Edvaldo Zaguetti, o Alemão.

Greco – Também a bordo de uma L200 Evo, Reinaldo Varela, que hoje tem como navegador Edgar Fabre, agora está na equipe Grecco, chefiada por Fábio Grecco, ex-Troller (a fábrica cearense não terá equipe oficial neste Sertões). “Tudo o que tinha de ser consertado e trocado foi feito. O carro está 100%”, garante Varela.

O time também tem a dupla René Melo/Marcus Melo, numa nova Mitsubishi L200 RIII em lugar daquela que ficou muito danificada no rali Terra Brasil, etapa do Brasileiro cross-country que antecedeu o Sertões. “O carro tem peças em fibra de carbono, é mais leve e sem dúvida isso será um diferencial a meu favor”, espera Renê.

Palmeirinha Off-road – Segundo colocado no Terra Brail, Paulo Nobre, o “Palmeirinha”, vai pilotar uma Mitsubishi L200 Evolution ao lado de seu navegador Dico Teixeira. A equipe agora inclui a nova dupla Mauricio Neves/Armando Miranda, numa Mitsubishi Pajero TR4R.

“Fazer o Sertões é sempre um desafio. A primeira expectativa é completar a prova, e a segunda é vencer, porque se você não pensar grande você não chega a lugar algum”, disse Palmeirinha. “Vou jogar o meu futebol e não dar o passo maior que a perna. O ano passado tentei fazer isso e me dei mal”.

Este é o terceiro Sertões do qual Palmeirinha participa. Segundo ele, é necessário ter o espírito de competição numa prova como essa. “Se você não pensa que pode vencer é melhor nem largar. Vai participar da Expedition (categoria a passeio)”, brincou o piloto.

Vedacit – Tradicional no Sertões, a equipe Vedacit continua reforçando a imagem não só na competição, mas sobretudo na área social. Neste ano, vai distribuir 19 mil itens a crianças e levará adiante a conscientização sobre a importância da vacina a 1.500 estudantes das regiões por onde a prova passará.

Fiat Adventure – E uma das estréias mais aguardadas desta é a da equipe Fiat Adventure, que vai encarar as trilhas do Sertões com dois carros Dobló Adventure a gasolina projetados exclusivamente para a competição, com a ajuda de professores e engenheiros da UNIFEI e USP São Carlos. As duplas serão Cacá Clauset/Jorge Nieckele e Luís Tedesco/Gilberto Barricatti.

Este texto foi escrito por: Camila Christianini