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Novidades do Rally dos Sertões 2006

Redação Webventure/ Offroad

Códigos da planilha (foto: Divulgação)
Códigos da planilha (foto: Divulgação)

A organização do Rally dos Sertões decidiu fazer algumas mudanças drásticas para a 14ª edição da prova, que começa no dia 27 de julho em Goiânia (GO) e segue ate 5 de agosto, quando chega em Porto Seguro (BA). Serão cerca de 3.880 quilômetros ao total.

A navegação será o setor com a maior mudança em relação a 2005. A planilha terá mais códigos e abreviações, que segundo a organização irão tornar a interpretação mais rápida. “Iremos abreviar algumas expressões, como ‘Inicio da Zona de Radar’ e teremos símbolos para avisar se existe degrau na entrada de uma ponte, por exemplo, ao invés de escrever isso”, comentou o organizador Marcos Ermírio de Moraes no briefing realizado na noite de segunda-feira (3) em São Paulo.

“Fizemos isso para que os navegadores possam enxergar as informações com maior agilidade e melhorar a leitura da planilha. Isso vai ajudar principalmente os pilotos de moto, que também precisam navegar”, completou.

Sentinel – A entrada da prova para o calendário do Campeonato Mundial de Cross-country para as motos contribuiu para uma mudança em todas as modalidades. Agora todos os veículos precisam estar equipados com o Sentinel, um aparelho que usa ondas de rádio para avisar, quando acionado, que existe um veículo querendo ultrapassagem.

Assim que um veículo chega na distância de 300 metros de outro, pode acionar o Sentinel, que avisa por luz e som o veículo da frente que existe alguém querendo ultrapassar. “É uma obrigação da Federação Internacional de Motociclismo e trará mais segurança para todos os veículos, mas principalmente as motos”, disse Marcos Ermírio.

A modalidade Expedition foi excluída do Rally dos Sertões, porque na edição passada os pilotos não encararam como um passeio e resolveram acelerar, o que causou um acidente grave. “Esse não é o espírito, as pessoas não estavam apenas passeando. Não queremos mais esse tipo de atitude. Parece que o organizador do ano passado está fazendo algo parecido neste ano, mas não tem nada a ver com o Rally dos Sertões”, comentou o organizador.

Outra mudança importante na planilha é a codificação dos perigos. As curecas foram extintas por determinação da Federação Internacional de Motociclismo. Agora a graduação dos riscos no percurso vai de um a três, representada por pontos de exclamação.

“Sou contra isso, mas foi uma determinação para fazermos parte do Campeonato Mundial. As curecas, na forma de caveiras, são uma particularidade das provas brasileiras. Agora, três pontos de exclamação valem como três e quatro curecas na planilha antiga”, explicou o organizador da prova.

Outra mudança na modalidade Cross-country é a divisão da categoria Caminhões. Agora os gigantes serão separados pelo peso. Veículos até 4.800 quilos ficarão na T4.1 e de 4.801 a 8.500 passam para a categoria T4.2. Com isso, a disputa pode ficar mais equilibrada, já que existem vários modelos com pesos bem diferentes inscritos na prova.

Na regularidade, a categoria Super Mastes, para duplas experientes e que já competiram no Rally dos Sertões poderá ser aberta pela primeira vez, contanto que tenha cinco veículos confirmados nessas condições no início da competição.

Inscrição – As inscrições online terminam nesta sexta-feira (7) e podem ser feitas pelo site oficial do rali (www.dunas.com.br), pelo preço de R$ 11.600 para carros e camimhões, R$ 4.710 para motos, R$ 7.370 para a dupla da Regularidade Graduados, R$ 3.685 por pessoa na Regularidade Turismo e R$ 1.100 por Apoio.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa

Last modified: julho 5, 2006

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