Circuito quer resgatar verdadeiro espírito das corridas de aventura (foto: Divulgação/ Alexandre Janotti)
A partir de 2011, os amantes de corrida de aventura terão mais uma opção de competição para participar: o Circuito Catarinense de Corredores Ecológicos. A nova série de eventos será lançada oficialmente pela organização neste mês e espera resgatar o verdadeiro espírito do esporte, que é unir homem e natureza de forma segura e sustentável.
O conceito de sustentabilidade que estamos propondo passa por estabelecer com equipes, patrocinadores e outros organizadores uma relação constante de troca de experiências visando o aprimoramento e fortalecimento local, regional e nacional das corridas de aventura. Além disso, estamos buscando a viabilidade da certificação de Carbono Zero para os eventos em parceria com ONGs que atuam nesta área”, contou André Gustavo, um dos organizadores da nova prova.
O nome do circuito foi criado em alusão à faixa de vegetação que liga grandes fragmentos florestais ou unidades de conservação separados pela atividade humana. Desta forma, a organização espera transmitir um conceito de preservação ambiental e social aos participantes.
Etapas – Apesar de ainda não ter definido se o evento terá três ou quatro provas ao longo do próximo ano, a organização já escolheu o mês de fevereiro para a estreia da competição, que acontecerá em Bituin, Rio do Sul (SC).
“Estamos aguardando apenas a definição do quarto organizador para fechar a parte mais burocrática”, disse Henrique Mendonça, também organizador do circuito. Nos próximos dias, o regulamento da prova estará disponível no blog ecocorredores.blogspot.com.
Este texto foi escrito por: Webventure