Mitsubishi de Ulysses Bertholdo foi confirmada na TT2 (foto: Luciana de Oliveira)
Protótipo ou veículo da categoria Todo-Terreno 2? A pergunta ficou no ar desde que o piloto Ulysses Bertholdo e o navegador ALberto Zoffmann entraram no estacionamento do estádio do Pacaembu, na noite de sexta-feira, para a largada promocional do Rally com a nova Mitsubishi L200. Inscritos na categoria TT2, eles ouviram de alguns colegas de prova questionamentos sobre o carro, recém-fabricado.
O regulamento do Sertões diz que pertencem à TT2 veículos de fabricação em série com no mínimo de dez unidades por ano, movidos a gasolina, álcool ou diesel. O carro de Ulysses passou na vistoria da organização, dias antes da largada promocional, assegurando ao piloto a presença na categoria que reúne os favoritos ao título da geral de Carros, entre eles Édio Füchter, campeão de 2000, Guilherme Spinelli, Luciano Cunha e Klever Kolberg. Já os Protótípos, também segundo as regras do Sertões, são “qualquer veículo com quatro rodas ou mais movidos a gasolina, álcool, diesel ou turbo-diesel abaixo de 3.500 kg que não se enquadram em nenhuma das outras categorias.”
“Qualquer um pode ter – “Esta é a Mitsubishi L200 Evolution, que acaba de ser lançada pela fábrica e serão fabricadas 10 delas ao longo do ano. É um carro que qualquer que quiser um pode comprar”, disse Ulysses. Na manhã de ontem, durante o prólogo, já havia rumores de que pilotos iriam se reunir para protestar contra a permanência do veículo na categoria.
Procurado pela reportagem do Webventure, o chefe da equipe Mitsubishi, o inglês Karl Watt, afirmou com tranqüilidade que a máquina era da TT2: “É um carro de fábrica”. “Não houve nenhum protesto até agora”, confirmou o diretor-adjunto da categoria Carros, Detlef Altwig, ao final do prólogo.
A dúvida teve fim no briefing realizado nesta noite, em Franca (SP), local da largada da primeira etapa, marcada para amanhã. O português Jaime Santos, diretor de prova para os Carros, confirmou a Mitsubishi na Todo-Terreno 2, dizendo que o veículo está de acordo com o regulamento do Brasileiro de rali cross-country. Ulysses vai ser o quinto a largar para a especial da Serra da Canastra, que dá início ao Rally.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira