Maratona no Saara a primeira aventura (foto: Arquivo pessoal)
Deserto do Saara, Grand Canyon, sertão da Paraíba… esses lugares exóticos são os palcos escolhidos pelo carioca Carlos Sposito para suas aventuras. Sem preferir uma única modalidade – ele corre maratonas, faz trekking, mergulha, escala e nada. Talvez por causa dessa versatilidade tenha decidido aderir às corridas de aventuras, modalidade que ‘invadiu’ o terreno de esportes extremos nos últimos anos. Este multiesportista é a nova Personalidade da Webventure.
Sposito acompanhou de perto, como fiscal, a Expedição Mata Atlântica 99. Agora tem uma equipe e se prepara para sua primeira corrida, o Desafio Costa do Sol, que acontece em julho entre o sertão e o litoral da Paraíba, com orientação, mountain bike, escalada e canoagem, entre outras modalidades. Os atletas Marcelo Musial, Giovanni Mello e Inah Estefanio completam o time.
Como treino para a prova, Sposito vem criando desafios. No mês passado, subiu correndo até os Castelos do Açu, na região de Correias (RJ), em 2h37min – um tempo considerado bem acima da média no local, que seria de quatro horas.
Agora a meta é quebrar o recorde da Travessia Petrópolis/Teresópolis, também no Rio. Pesquisando na região, Sposito conclui que o atual recordista (6h30) é Mozart Catão, alpinista teresopolitano que morreu há dois anos, durante uma avalanche no Aconcágua (ARG).
Façanhas – A primeira grande aventura de Sposito, a Marathon des Sables, aconteceu há quase um ano, em pleno Saara. Sposito foi o primeiro e único brasileiro na prova que durou uma semana e terminou no Marrocos, com vitória do local Lahcen Ahansal. “Cruzei a linha já com saudades de todo este sofrimento e prazer que senti naqueles dias. Meu tempo acumulado foi de 38h21min13 s, que me colocou em 338º lugar entre 580 competidores do mundo inteiro.” (veja matéria completa).
O segundo desafio aconteceu em outubro do ano passado: ser o primeiro brasileiro a cruzar o Grand Canyon correndo. Desta vez, Sposito teve a companhia da maratonista norte-americana Cathy Bates. Ao fim da jornada, conta o atleta, “o cronômetro marcava 9h52 e o freqüencímetro cardíaco indicava um gasto de 6.800 kcalorias. Estávamos a 2.515m de altitude e havíamos atravessado 33,6 km de trilhas.”
Receita – Todas as aventuras do brasileiro estão registradas no site www.sposito.com.br, que passa a ser hospedado na Webventure. Além de conferir os diários de bordo, com diversas fotos, é possível conferir artigos de esportes outdoor, dicas de viagens, fazer perguntas ao atleta que serão respondidas no fórum e saber em primeira mão das próximos desafios deste apaixonado por lugares fora do comum.
Para conhecer outra Personalidade da Webventure, clique aqui.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira