O objetivo era apenas passar o reveillon aos pés do Aconcágua (6.960m), maior montanha das Américas e em seguida fazer o cume. Mas expedição guiada pelo casal de montanhistas Paulo e Helena Coelho acabou marcando um recorde brasileiro: levou ao cume na última sexta-feria, 7 de janeiro, Luis Felipe Forbes, 17 anos, o mais jovem brasileiro a escalar o Aconcágua.
“Quando surgiu a idéia de escalar o Aconcágua eu não fazia idéia de que seria um recorde”, confessa Felipe, “a idéia de ir ao Aconcágua era um projeto que eu tinha a mais de dois anos, e estava só esperando a hora certa de ir com o Paulo e a Lena”, explicou.
O dia escolhido pelo grupo para o ataque ao cume acabou não sendo dos melhores, mas não impediu o éxito da tentativa. “O tempo fechou e fazia muito frio. Quando chegamos no cume estava até nevando”, comentou Paulo Coelho. “Não deu nem para admirar a paisagem, mas valeu mesmo assim”, contou Paulo.
Além de Felipe, e do casal Paulo e Helena Coelho, também participaram da expedição a triatleta Anja Oest e Fábio Fagyver. O grupo passou um reveillon pouco tradicional em Plaza de Mulas, acampamento base para as expedições que enfrentam o Aconcágua. “Acho havia no mínimo umas 200 pessoas acampadas em Plaza de Mulas no reveillon. Acabou rolando uma grande festa comunitária, com gente de vários lugares do mundo”, explicou Paulo. Algumas expedições planejavam passar a virada do ano no cume do Aconcágua, porém o mal tempo não permitiu.
Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur
Last modified: janeiro 10, 2000