Paulo Renha no caminho de estabelecer o novo recorde de travessia Santos-Rio (foto: Divulgação)
Nesta quarta-feira (18/05) foi estabelecido o novo recorde de travessia de Santos para o Rio de Janeiro em lancha Offshore. O piloto Paulo Renha concluiu o percurso em 3h29m51s, superando sua própria marca anterior, de 4h40m11s.
Dois fatores foram fundamentais para o feito: As condições da natureza e um combustível desenvolvido especialmente para a travessia. No primeiro recorde, em 2002, o mar estava agitado e prejudicou o tempo. Dessa vez os ventos calmos e o mar tranqüilo ajudaram Renha.
A Petrobras desenvolveu um combustível para impulsionar os dois motores Mercury ProMax Racer de 376 hp cada para a lancha de apenas 26 pés. O desempenho dos motores foi bem acima do esperado, tanto na reaceleração quanto no consumo, já que uma prova como essa exige muito, comemorou. A distância entre as duas cidades é de 220 milhas náuticas, cerca de 407 quilômetros.
A viagem – A saída de Santos aconteceu com o sol nascendo e o caminho até Ilhabela, ainda em São Paulo, foi o mais fácil da prova. Mas no trecho entre Ubatuba e Ilha Grande o mar ficou ruim. Embora parecesse liso, tinha calombos por toda parte e barco não queria andar de jeito nenhum. Próximo à Ponta da Joatinga a coisa ficou séria. Tive que insistir muito para conseguir vencer esse trecho, lembra.
O apoio da Federação Brasileira de Vela e Motor também foi fundamental para o sucesso da viagem. O lixo espalhado pelo caminho e as redes de pesca eram obstáculos extras no caminho de Renha. As redes eram os mais perigosos, pois podiam causar acidentes danificando o barco e o motor. Os helicópteros da FBVM voaram baixo para indicar a localização exata delas e prevenir o piloto.
A Federação também foi responsável por homologar o tempo da travessia. Segundo eles, o barco chegou à velocidade máxima de 70 nós (cerca de 140 km/h), no trecho perto da Ponta das Canas em São Paulo. A velocidade média da travessia, por sua vez, foi de 120 km/h.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 19, 2005