Estande de Capão Bonito no setor de Ecoturimo. (foto: Camila Christianini)
Direto da Adventure Fair – A maior feira de esportes e turismo de aventura da América Latina também tem espaço para divulgar novos destinos para os amantes da natureza.
A cidade de Capão Bonito, localizada a 222 quilômetros da capital paulita está expondo pela primeira vez na feira, depois de quatro anos de estudos ligados a prática do ecoturismo na região. O projeto “Inter Rios” é o carro chefe de Capão Bonito e busca a conservação das nascentes dos rios Paranapanema, Almas e Guapira, entre outros.
O rio Paranapanema percorre 60 quilômetros dentro das matas da região. Segundo Montenegro, presidente da ONG que está viabilizando o turismo em Capão Bonito falta apenas um pouco mais de conscientização por parte dos moradores, que não estão acotumado com o crescente turismo.
No litoral paulista, a cidade de Bertioga é uma opção para quem quer se aventurar principalmente nas águas. Lá, o esporte é a remada em canoa havaiana. A embarcação de madeira, ainda desconhecida por muitos, tem 14 metros de comprimentos, 50 centímetros de largura, 180 quilos e suporta seis atletas. Em Bertioga também há uma escola de canoagem olímpica.
Mais destinos – É difícil imaginar que tão próximo à cidade de São Paulo exista um lugar com muito verde e ar puro. É assim em Paranapiacaba, vilarejo localizado dentro de Santo André, na região do ABC paulista. Paranapiacaba é famosa por sua neblina, que pode ser vita a qualquer hora do dia.
O vilarejo é cercado pelo Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba e faz divida com o Parque Estadual da Serra do Mar. Esportes como trekking, rapel e biking são bastante praticados na cidade.
Este texto foi escrito por: Camila Christianini