Novos estudos mostram aquecimento da Antártida - Webventure

Foto: Pixabay

Novos estudos mostram aquecimento da Antártida

Redação Webventure/ Aventura brasil

Antártica: aquecimento global constatado novamente (foto: Nelson Bareta)
Antártica: aquecimento global constatado novamente (foto: Nelson Bareta)

Após um ano cientistas ingleses publicarem um importante artigo na Geology sobre o derretimento das calotas polares na Antártica, outro estudo britânico, desta vez na revista norte-americana Science, mostra que a temperatura do ar na Antártida subiu mais de 2ºC durante o inverno nos últimos 30 anos.

Foram espalhados balões meteorológicos espalhados no continente entre 1971 e 2003 e revelou-se o aquecimento de toda a Antártida. A pesquisa também contou com o apoio de nove estações de pesquisas internacionais, a maior parte delas localizada na parte leste do continente.

Os cientistas que publicaram o trabalho não sabem explicar a causa do aquecimento. Eles dizem que o fato pode estar ligado ao aumento de gases na atmosfera ou mesmo a variações naturais no sistema climático do continente. Os pesquisadores responsáveis pelo estudo questionam a eficiência dos atuais modelos de controle climático, já que eles falharam ao simular o aumento da temperatura na Antártida.

Os cientistas se preocupam com as possíveis conseqüências do aquecimento. Se totalmente derretida, a água contida nos blocos de gelo da Antártida pode elevar o nível do mar em até 60 metros.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 12, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure