Shimano XTR é a nova linha da empresa de MTB (foto: Divulgação)
A empresa Shimano lançou no Brasil uma nova linha de peças para bicicletas. Chamados de XTR, os equipamentos visam adequar-se ao estilo individual de pilotagem dos mountain bikers, melhorando assim o desempenho na prática do esporte.
A linha trabalhará em frentes distintas para agradar competidores Cross-country (XC) e também All Mountain (AM). Para os primeiros, as peças terão um design mais leve, oferecendo mais suavidade na pedalada. Para os atletas All Mountain, os componentes desenvolvidos pretendem uma maior rigidez e potência extra de frenagem.
Um dos destaques do conceito Rider Tuned (ajuste ao ciclista) aplicado pela empresa é o sistema de transmissão Dyna-Sys de 10 velocidades com opções de pedivela de duas ou três coroas. A ideia do sistema é tornar a pedalada mais eficiente e funcional, de modo a aproximar a relação de marchas, criando uma transmissão mais suave e aumentando a transferência de potência da pedalada.
Conheça as outras peças da linha Shimano XTR
– Ice-Tec: esta nova tecnologia serve como um resfriamento para o sistema de frenagem à disco. As pastilhas de freio, que dispõem de uma estrutura com duas camadas de aço inox com aleta de alumínio, e rotores, compostos com o núcleo de alumínio e aço inoxidável, reduzem significativamente o acúmulo de calor durante o acionamento do sistema de freio à disco, o que reduz o desgaste dos componentes e assegura o alto rendimento dos freios mesmo em descidas longas downhill. Isso também resulta numa maior vida útil das pastilhas de freio, assim como em frenagem mais silenciosa.
– I-Spec: sistema integrado de passador/trocador de marchas e manete de freio, em que apenas uma braçadeira é necessária para fixar o componente no guidão, melhorando o visual e otimizando espaço no guidão, além de economizar 10 gramas. O micro-ajuste horizontal ainda oferece possibilidade de configuração customizada.
– Pedáis XTR: serão dois novos tipos de pedais SPD. Um modelo foi desenvolvido para cross-country, com foco no design de baixo peso, e o outro modelo tem como alvo os pilotos de All Mountain, com uma plataforma maior para aumentar a aderência.
– Rodas XTR: Serão diversas opções de rodas para qualquer estilo de pilotagem, desde o Cross-country até All Mountain, visando atender a todos os tipos de atletas.
Veja mais informações e dicas na sessão equipamentos para MTB do Portal Webventure
Este texto foi escrito por: Webventure