Webventure

Novos Recordes Brasileiros no Enduro a Pé

Neste último domingo, dia 30 de janeiro de 2005, a organização conjunta do Campeonato Paulista de Trekking e da SP Trilhas alcançou um novo recorde brasileiro de participação de equipes no enduro a pé: 61 equipes de Graduados e mais 135 equipes Trekkers inscritas, totalizando a impressionante marca de 196 equipes em uma única etapa.

Nunca se viu tantas equipes de Graduados competindo entre si. Podemos afirmar seguramente que mais de 90% das equipes graduadas do Estado de São Paulo estavam presentes nesta etapa. O resultado mostra um elevado nível técnico das equipes, prometendo muito equilíbrio e uma disputa emocionante para este ano.

Pela quarta vez, nos últimos cinco anos, a prova foi realizada no Camping Casarão, em Itu (SP). Já virou uma tradição, pois o local oferece excelente estrutura aos competidores e sempre proporciona provas de altíssimo nível técnico, exigência física na medida certa, muita variação de terrenos e uma linda vista da cidade de Itu.

Considerações sobre a prova – Para as equipes que cometeram apenas erros de metragem, a prova não exigiu muito da parte física, pois as velocidades médias estavam muito bem adequadas para cada tipo de terreno.

O resultado mostra isso claramente: 10 equipes graduadas perderam entre 100 e 200 pontos, em um total de 20 postos de controle. Entretanto, qualquer erro de navegação, custava muito caro para as equipes, pois as diversas subidas e descidas dificultavam muito a recuperação.

Os contadores de passos foram os principais personagens desta etapa. Com certeza a atuação deles foi decisiva para as equipes alcançarem uma boa posição.

O Camping Casarão comemora este ano seu 30º aniversário. Seu sucesso decorre de uma ótima infra-estrutura com piscina com tobo-água, quadras esportivas, tanque para pesca, inúmeras trilhas, grutas, muitos banheiros e vestiários e um ótimo restaurante. Aliás, tanto o café da manhã, quanto o almoço, estavam caprichadíssimos. O atendimento excelente é feito diretamente pelo próprio dono, seu Marcos, e sua família.

A participação maciça das equipes nesta etapa prometeu para o esporte um 2005 pleno de realizações.

O fortalecimento de entidades como a Federação Paulista de Enduro a Pé e a Abrapep Associação Brasileira dos Praticantes de Enduro a Pé sem dúvida colocará o esporte em destaque na mídia e atrairá mais patrocinadores para os eventos, trazendo benefícios a todos os competidores e promovendo um crescimento cada vez maior.

Parabéns a todos os competidores e organizadores.

Este texto foi escrito por: George Hirata