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Novos veleiros e show de organização no Salão Náutico de Miami


Veleiros foram separados dos barcos a motor (foto: Ricardo Dubeux)

A turma de vela e a turma do motor historicamente não dividem os mesmos ideais, pois a coisa mais importante para o velejador é simplesmente estar em contato com seu barco e poder usufruir tudo o que a natureza tem para nos dar: vento e mar. E mais, sem nenhuma pressa, pois não querem chegar a lugar nenhum, e unicamente velejar!

Os organizadores deste maravilhoso Salão, conhecedores profundos da cultura náutica, e as diferenças culturais dos grupos, escolheram lugares completamente distintos para os expositores de vela e barcos a motor (E isso também inclui todo o universo que envolvem esses esportes).

A parte de vela foi caprichosamnte montada em duas marinas: Sea Isle Marina & Yachting Center, no Bayshore Drive e Miamarina At Bayside, 401, num ambiente pra lá de propício onde todo o imenso publico que dirigiam a esse ponto turístico pudesse também entrar em contato com o esporte a vela, conhecer um barco, conversar com um velho marinheiro, tomar um vinho ou champagne e sentir de perto a emoção nos olhos dos novos proprietários de barcos ao assinarem os contratos.

O salão de vela foi dividido em quatro partes, iniciava com a área coberta repleta de expositores de pecas e equipamentos, depois o mundo dos multicascos. Logo em seguida, ao lado direito, estava a área dos monocascos, com três píers dedicados somente a eles. Por fim ficava a praça de alimentação e palco onde podemos curtir os sons da vela. Bandas de primeira linha para aqueles que seletivamente têm ouvidos para escutar os ventos!

Embarquei e explorei minuciosamente por seis horas inúmeros barcos e conversei com vários projetistas. Vi catamarãs de 20 a 50 pés, de deixar qualquer um de boca aberta.

Novos modelos – Um dos que mais me impressionaram foi o Beneteau 49, que representa uma nova era de Beneteau verdadeiramente excepcional .O perfil super arrojado da plataforma, projetados por Berret/Racoupeau, foram modernizados ao reter os recursos principais que fizeram yachts de Beneteau serem admirados por décadas. Na cabine, abaixo das plataformas, o projetista/designer extraiu impressionantes linhas bonitas e combinadas e brilhantes, que fazem do o Beneteau 49, um barco de alto luxo interior.

No final da minha visita ao salão náutico, parecia que estava numa verdadeira quarta-feira de cinzas, ao imaginar com tristeza que adquirir um barco desses esta muito longe do poder econômico de 99% da população brasileira (algo a partir de R$ 240,000). Passado esse momento, veio a lembrança que mesmo com grande dificuldade financeira, a vela no Brasil é o Esporte que mais trouxe medalhas olímpicas.

Bons Ventos

Este texto foi escrito por: Ricardo Dubeux