Julyana é a número 1 no ranking de maratona (foto: Andre Chaco/ www.webventure.com.br)
A atleta Julyana Machado, da equipe Sundown, está tranqüila para a prova do Iron Biker, que acontece nos dias 18 e 19 de outubro, em Mariana e Ouro Preto. Confiante, ela vai para a prova após a vitória da Volta de Santa Catarina na última semana. Ela garantiu o título após dois primeiros lugares e dois segundos lugares nas quatro etapas da prova, que teve ao todo 220 quilômetros de percurso.
Aos 31 anos, a atleta completou oito anos no mountain bike e a rotina de treinos é intensa. Treino todos os dias de manhã, trabalho a tarde e estudo a noite, contou a futura advogada, moradora de Brasília (DF). Tem muita dedicação nisso também. Deixo de fazer muita coisa pelo mountain bike e claro que tenho o apoio da minha família, explicou ela.
Para fechar o ano, Julyana busca a vitória no Iron Biker, porém já é a número 1 no ranking nacional de maratona. Eu fui pra Santa Catarina buscando ser a número um, e agora mesmo que eu não ganhe o Iron Biker, qualquer outra mulher que vencer não me alcança, então eu fico no primeiro lugar, explicou.
O sucesso do Iron Biker, para Julyana, é graças às belezas da região de Mariana e Ouro Preto, e confessa que no início de sua carreira, em 2000, se empolgou com a competição e passou a treinar para corre-La. Comecei a pedalar mais velha, aos 23 anos, influenciada pelo meu irmão que é atleta. Conheci o Iron Biker e treinei para ir correr esta prova, relembra.
Sobre a prova, ela alerta os participantes para a hidratação, já que a região onde serão disputados os percursos é muito quente. Cuidado também na largada, para quem for largar no pelotão da frente. Em Mariana é muito perigosa a saída e tem risco de acidente, alerta a experiente biker.
Campeã Brasileira de Maratona, em 2005, e campeã pan-americana por equipe, com Ricardo Pscheidt, Henrique Avancini e Daniel Carneiro, na equipe Sundown, em uma disputa feita na Patagônia, os títulos mais importantes para Julyana Machado, a atleta se surpreendeu com o número de atletas estrangeiras inscritas no Iron Biker.
As concorrentes – Para conhecer melhor as concorrentes de fora do país, Julyana diz que irá buscar os resultados delas na internet, para saber como estão preparadas, porém já tem um desafio declarado. A carta marcada é a italiana Sandra Klomp, porque nunca consegui vence-La. Mas vou estudar todas as minhas adversárias, declara.
Julyana promete marcação nas outras atletas desde a largada, inclusive nas suas oponentes brasileiras. Na largada é que veremos quem está bem. Mas não é porque elas largarão lá na frente que elas vão vencer. A vitória vem com a cabeça, ao longo do percurso, avisa.
Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi
Last modified: outubro 16, 2008