Webventure

O brasileiro Leco Salazar bate o havaiano Kai Lenny na final do mundial de stand up paddle de ondas


Leco Salazar leva o mundial de SUP no Brasil (foto: Marilin Novak)

Contrariando o favoritismo, o brasileiro Leco Salazar venceu o havaiano Kai Lenny na final do mundial de stand up paddle, que está acontecendo em Maresias (SP) desde o último sábado (22). Em uma bateria de 30 minutos com quatro atletas, que tinham o direito de entrar em até oito ondas cada, Leco teve mais sorte que o atual campeão mundial e as melhores vagas passaram por baixo de sua prancha.

“Nada melhor do que ganhar em casa! E não é fácil ganhar do Kai e do Carlos Bahia [que foi batido por Leco na semi]. Acho que os eventos no Brasil são os mais disputados de todo o mundo. Corri o circuito inteiro e estou muito feliz de ganhar aqui”, disse o atleta de 23 anos, filho do lendário surfista Picuruta Salazar.

Com o segundo lugar, Kai, de 19 anos, se sagrou bicampeão antecipado do circuito mundial de SUP de ondas, que ainda terá mais uma etapa no Havaí, dia 26 de novembro. “Estou feliz de ter ganhado o título e de fazer parte da elite deste esporte tão nobre, que é o stand up paddle. Vou continuar treinando para me manter bem no próximo ano”, disse.

Esta foi uma final inédita no mundial, com três brasileiros. Além de Leco, estavam na última bateria Renato Wanderley, estreante em uma prova do mundial, que ficou em terceiro lugar, e Luis Saraiva, atual líder do ranking brasileiro e estreante em uma final, que fechou a competição em quarto.

>> Clique aqui para saber como foi a AlmaSurf Mormaii International, prova que valeu como quinta etapa do Stand Up World Tour.

Vídeo da bateria final (crédito Morlima Filmes):

Este texto foi escrito por: Marilin Novak, direto da Maresias (SP)