Cobep lança regulamento unificado para Enduro a Pé (foto: Elias Luiz)
O Trekking de Regularidade, ou Enduro a Pé, como o esporte é conhecido nacionalmente, tem apresentado nos últimos anos crescimento significativo. Competições realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Bahia, Rondônia, Piauí, Minas Gerais, Ceará, Florianópolis, atestam o fortalecimento do esporte.
Surgiu também à necessidade da unificação dos regulamentos e normatização do esporte, em 2005 foi criada a COBEP ( Confederação Brasileira de Enduro a Pé ), a partir de federações do estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santos e Minas Gerais, com o objetivo de ser um centro de discussão, difundir o esporte e reivindicação junto aos órgãos públicos para reconhecimento junto ao CND como esporte de competição.
A identidade do esporte deve ser preservada, o regulamento único é a maneira mais rápida de difundir o esporte e dar condições aos participantes de norte a sul do país de igualdade nas disputas tanto dos campeonatos regionais, Copa Brasil, Enduro a Pé 12 horas e Campeonato Brasileiro.
Para os organizadores um regulamento idêntico nacionalmente implica em crescimento do número de participantes, afinal, poderá conquistar pela sua excelência de trabalho equipes novas e também já formadas. Para equipes oriundas de outras competições ou estados, fica a certeza que não terá surpresas pela falta de conhecimento da planilha, montagem dos percursos, apuração, etc.
Esta forma mais ordenada será entendida num futuro próximo, quando novas gerações de atletas estiverem presentes substituindo os antigos que ainda guardam alguma resistência às inovações, o que é natural em qualquer esporte.
A confederação Brasileira apresenta a seguir o arquivo com o regulamento aprovado para 2007 nacionalmente. Como o esporte tem sempre novidades, no final do ano o II Congresso Brasileiro definirá a manutenção ou alterações para o ano de 2008, portanto a utilização é recomendada pela COBEP e faz parte das propostas de crescimento e unificação do esporte.
Veja o Regulamento Nacional de Enduro a Pé
Este texto foi escrito por: Esdras Martins
Last modified: fevereiro 9, 2007