Foto: Pixabay

O desafio de ser estreante no Rally dos Sertões

Redação Webventure/ Offroad

Ramón está entre os melhores em Motos. (foto: Luciana de Oliveira / www.webventure.com.br)
Ramón está entre os melhores em Motos. (foto: Luciana de Oliveira / www.webventure.com.br)

Direto de Janaúba (MG) – Chegando hoje ao norte de Minas, em Janaúba, a caravana do Rally dos Sertões traz muitos “calouros”. Estrear no Sertões é uma grande desafio: a prova, internacional, é evento superdimensionado, um longo rali, com estrutura gigantesca, grandes equipes e atraindo a atenção de público e mídia como nenhum outro evento do gênero no Brasil. Ficar fora de casa por 10 dias, encarando trilhas castigantes é o sonho de muita gente. Nesta décima edição, alguns desses estreantes estão até surpreendendo e podendo conquistar mais do que o objetivo mais comentado no Rally: chegar a Fortaleza.

O empresário do ramo de calçados Ramon Volkart é um desses que está abrindo espaço entre os grandes nomes da prova. Até a terceira etapa do Sertões 2002, ele estava em quinto lugar na geral de Motos. “É uma surpresa para mim também”, admite o gaúcho de Novo Hamburgo. “Em minha equipe temos pilotos experientes como Dimas Mattos e Flávio Carvalho (o “Iguana”). “Andei bem nos dois primeiros dias, tinha muita navegação. Resta saber daqui pra frente como é que vai ser, são especiais mais rápidas. Estou com uma moto de 400 cilindradas e ela leva mais vantagem nas especiais muito rápidas”, avalia.

Ramón faz trilhas desde 1989, há praticamente 13 anos. Foi campeão gaúcho de Enduro cross-country e de regularidade. “Não é a minha profissão, eu faço isso por hobby. Trabalho na área de calçados, em Novo Hamburgo”, conta. Por isso o piloto demorou tanto para fazer o seu primeiro Sertões. “Todo ano a Francal, a mais importante feira de calçados, coincidia com o rali. Neste ano, ela antecipou-se um pouco e eu pude vir. Estou tranqüilo, meu objetivo é chegar a Fortaleza. Se chegar entre os primeiros, vai ser melhor ainda”.

O Batateiro – Mineiro de Andradas, Alexandre de Paula, o Batateiro, também está fazendo nome. Ele chegou a ser o segundo mais rápido na geral em uma especial do segundo dia de prova. Está aprendendo bem a se virar com a temida planilha. “Ela é a minha única dificuldade no rali”. Batateiro, que ganhou o apelido por literalmente plantar batatas, já foi campeão paulista de enduro e começou a fazer ralis no ano passado. “Participei do Rally do Café e do Rally dos Amigos”, conta.

Direto de Portugal, Diana Corrêa divide com a paulista Moara Sacilloti a condição de únicas mulheres na prova em Motos. Estreante num desafio tão longo, ela soube da prova pelo compatriota Paulo Marques, que pela terceira vez disputa o Rally. “Fui muito bem recebida e não esperava tudo isso. Paulo me contou que os destaques do evento eram lugares magníficos por onde passaremos, que não existem em Portugal, e o público. Aqui no Brasil, as pessoas são curiosas e interessadas em rali”, comenta. “Digo que vou vender minha passagem e ficar aqui”.

A piloto diz que não há competições tão longas em Portugal e que a participação das mulheres lá é bastante tímida. “Neste ano, só eu estou competindo. Nos outros anos havia três ou quatro. O off-road é muito pouco divulgado por lá e quem conhece é gente que já é do meio”, lamenta.

Carros – Entre os estreantes em Carros, há a dupla cearense Luiz Carlos Filho e Fernando Miller, da equipe Chegue e Pague, de Fortaleza. “Foi difícil encontrar o conjunto para um rali como o Sertões, que exige muito planejamento. Tem que achar o carro, o piloto e a equipe certos”, ensina o navegador que faz enduro e ralis há 14 anos.

Também está entre os ‘calouros´ um piloto que causou alvoroço no início da temporada do Brasileiro de rali cross-country, Fernando Moretti. Ao lado de Marcelo Vívolo, ele foi o vice-campeão do Rally Terra Brasil, a primeira etapa do campeonato, na estréia da dupla em ralis do gênero. No Sertões, Moretti está correndo com Edílson Fabre, uma dupla acertada desde antes do Brasileiro. E Vívolo navega para Pedro Focas.

“Infelizmente não estamos dando muita sorte nesta estréia. Temos problemas no carro”, lamenta Moretti, que veio de ralis de regularidade e velocidade.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira

Last modified: julho 28, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure