Colin Haley em autorretrato na Patagônia (foto: Arquivo pessoal)
O escalador norte-americano Colin Haley fará palestra na 1ª Semana Brasileira de Montanhismo, que acontece no Rio de Janeiro entre 23 de abril e 1º de maio.
Colin nasceu em Seattle, nos Estados Unidos, crescendo perto da Cascade Mountain, onde começou a escalar, e acabou ganhando fama ao se tornar um dos mais experientes montanhistas na Patagônia chilena e argentina.
Com apenas 27 anos, ele se destaca por ter feito a primeira ligação entre as vias Marsigny-Parkin e West Face, no Cerro Torre. Ele também abriu a Torre Traverse, uma travessia pelas cristas do Cerro Standhardt, Punta Herron, Torre Egger e Cerro Torre. Nos EUA, ele ainda fez a primeira ascensão da The Entropy Wall, no Monte Moffit, Alasca.
Ele é embaixador da empresa Patagonia, participando ativamente na elaboração e nos testes de novos produtos. A companhia norte-americana é conhecida por suas ações em prol do meio ambiente. Seu criador foi um dos pioneiros na substituição de pitons por nuts, que agridem menos a rocha. Hoje a marca mantém várias ações na área de sustentabilidade, como uma campanha pela diminuição do consumo de água e até a ideia que seus consumidores não comprem seus produtos desnecessariamente.
Esta será a primeira vez que Colin visita o Brasil. Eu nunca fui país e estou muito animado para escalar pelo Rio. Leia aqui entrevista ao Webventure na qual ele fala de suas expectativas em relação ao Brasil e de sua próxima expedição.
Este texto foi escrito por: Da Redação
Last modified: fevereiro 16, 2012