Céu na Chapada Diamantina. (foto: Fernanda Preto.)
Existem quatro elementos para causar um impacto visual: simplicidade, cor, luz e profundidade.
Simplicidade: Para passar uma idéia clara é necessário ter um objetivo conciso. Ao fotografar, corte itens desnecessários e resolva seu enquadramento apenas com elementos fundamentais. O ideal é incluir somente o necessário para dar um contexto harmonioso. Você pode simplificar sua foto chegando perto do assunto ou usando uma grande angular ou uma objetiva zoom.
Cor: Uma boa maneira de causar impacto nas fotografias é buscar os matizes fortes. Carros vermelhos, céus azuis, amarelos vibrantes e verdes brilhantes. Novamente, simplicidade é a chave Tente minimizar o número e tipos de cores na sua foto para causar mais impacto. Geralmente uma boa foto deve ter um assunto principal e uma cor principal. Se concentre em apenas uma das cores primárias: vermelho, azul ou amarelo. Essas cores dominantes são melhores vistas com suas complementares: vermelho com verde, azul com laranja e amarelo com violeta.
Para se conseguir cores vibrantes e vivas, uma dica é aumentar a saturação da máquina. Isso deixa as cores mais vibrantes.
O filtro polarizador é um acessório essencial, no dia-a-dia. Na fotografia outdoor, o uso do polarizador proporciona um céu azul e marcado. Também faz com que as cores fortes fiquem mais brilhantes. Os filmes fotográficos têm uma leitura da luz diferente do olho humano, por isso exclua elementos que são mais brilhantes ou mais escuros que o objeto principal. E mantenha tons equilibrados nos limites da foto.
Luz: O bom uso da luz é geralmente a chave de boas fotos. Usando luz do dia você pode abusar das cores e seus diferentes tons. A chave para se obter fotos tipo National Geographic, é fotografar quando a luz está dourada, que são os momentos chamados de momentos mágicos, logo após o amanhecer e um pouco antes do entardecer.
Profundidade: Uma forma de fazermos fotos que sejam fortes é explorar bem o primeiro plano da foto. Coloque o objeto a ser fotografado e o contexto geral em planos diferentes, combinando a distância do plano de fundo com um primeiro plano aproximado. Procure por linhas guias, como um muro, uma cerca ou uma grade, para chamar a atenção de quem está vendo sua fotografia. Colocar objetos de formatos e cores inusitadas ajudam a valorizar a foto. Você pode obter um melhor resultado utilizando uma objetiva grande angular. Lembre-se ainda que o fundo da foto deve ter algo interessante. Mais uma vez, fotografe no momento mágico, pois sombras realçam formas e texturas, e ajudam a separar o objeto principal do plano de fundo.
Este texto foi escrito por: Fernanda Preto, especial para o Webventure
Last modified: janeiro 31, 2003