Webventure

O potencial da web na divulgação das suas fotos


Página inicial do site de Fernanda Preto. (foto: Arquivo pessoal)

A fotógrafa Fernanda Preto, em nova coluna, aborda o potencial da Internet para divulgação do trabalho de um fotógrafo – profissional ou amador.

A web continua crescendo no mundo todo em um ritmo superacelerado. Os sites estão invadindo nosso mundo com informações sobre produtos, serviços e, claro, muitas imagens. A web hoje encontrou seu caminho se colocando como uma poderosa ferramenta de interação, cultura e comercialização.

E sempre me pergunto, como tirar proveito deste mundo virtual com tanto potencial no mundo da fotografia? Seja divulgando o trabalho como fotógrafo, fóruns de discussão ou comércio, existem alguns pontos que percebi ser necessário levar em conta antes de se aventurar no mundo da web. Digo isso porque estou superempenhada na reestruturação do meu antigo site, antes somente um portfólio e agora um site mais comercial e interativo.

Objetivo – É importante ter bem claro desde o começo qual será o objetivo do site. As perguntas “por quê?” e “para que?” são de extrema importância no andamento do projeto facilitando muito o desenvolvimento do mesmo.

De acordo com a idéia do site, seja um portfólio expondo suas fotografias ou um site de vendas, é sempre bom um estudo de mercado ou uma simples organização de suas imagens e objetivos.

Outra etapa a seguir é o conteúdo. Ele é formado pela informação e também os serviços a serem oferecidos na web. Esse conteúdo vai funcionar como uma ponte segura entre você, o profissional, e os visitantes. É como se fosse um meio de intercâmbio entre você fotógrafo e um possível cliente e admirador do seu trabalho.

Conteúdo e visual – Um bom conteúdo é a alma do seu site, pois é o que vai fazer que os visitantes retornem e indiquem a outros e nos façam atingir nossos objetivos. Tudo vai depender de como será exposto este conteúdo já definido e como funcionará a parte de informação, juntamente com a parte interativa, e de como se vai direcionar tais informações.

Logo depois disso é preciso dar uma cara ao seu site através da programação visual, o design. Esta parte da criação depende muito da definição do conteúdo e dos objetivos. Se vamos desenvolver um site informativo não há necessidade de investir em um site mais artístico. Pode ser até confuso. Por outro lado, se queremos lançar um site mostrando o portfólio é preciso mostrar várias imagens, um breve urrículo, e contato, sendo possível até para criar um site mais artístico, com um design mais pessoal.

Se for um site de venda de fotografia, um site mais comercial, deve-se levar em conta a qualidade das fotografias expostas no site, que idéia o design passa ao visitante, a velocidade de navegação e muitos outros detalhes.

Hospedagem – Um bom site deve apresentar conteúdos bem definidos com uma forma apropriada, claridade das idéias, funcionalidade e navegação rápida. Vai ser preciso também um servidor para hospedar seu site. Este é o último passo, que depende dos três anteriores. Existem vários serviços de hospedagem de sites, desde os mais econômicos que são os gratuitos, indicados para páginas pessoais, até os servidores pagos, que têm um valor mensal dependendo do espaço necessário para hospedar o site. O que sugiro, e o que eu faço também, é que se você estiver pensando em ter um site profissional, a melhor coisa é hospedar em um servidor pago, pela qualidade e segurança.

Se todos os passos acima forem seguidos, tem-se um site bem resolvido, com objetivos claros, conteúdo apropriado, design e programação em harmonia e funcionando em um servidor eficiente. Agora estamos dentro do mundo virtual da web… E é somente o início!

Não se esqueça de promover seu site! De nada adianta montar e não mostrar! Folders, cartões, cadasto em sites de busca, mala-direta, comunicação por e-mail! Tudo isso vai ser muito útil na promoção do seu site e no sucesso do seu negócio. Boa sorte!

Este texto foi escrito por: Fernanda Preto