Nome: João Abreu
Idade: 35 anos
Dúvida: O que fazer para começar a escalar altas montanhas?
Resposta: Para escalar altas montanhas, a primeira providencia é fazer um curso que envolva trânsito em glaciares e escalada em gelo. Com esse instrumental básico, que pode ser feito na Bolívia, na Argentina ou, claro, na Europa, ou onde tenha esse ambiente, e só ir sempre que possível para algum lugar – fora de nosso país, infelizmente – da Cordilheira dos Andes, dos Alpes ou mesmo da Cordilheira do Himalaia.
No mais, prepare-se para praticar um esporte em lugares maravilhosos. Espero encontra-lo logo em alguma alta montanha ou mesmo em alguma montanha daqui, que também tem “encantos mil”.
Resposta concedida por Helena Coelho, que é guia de trekking e escala há mais de 30 anos em montanhas do Brasil e na Cordilheira dos Andes. Escalou os mais altos cumes desta cordilheira – na Argentina, o Aconcágua; no Peru, o Huascaran; no Chile, o Vulcão Ojos del Salado; e na Bolívia, o Illimani. Também escalou o Mont Blanc e o Elbrus (Europa), Kilimanjaro (África) e o McKinley (América do Norte). Foi a primeira mulher brasileira a trabalhar na Antártica como alpinista de apoio ao Programa Antártico Brasileiro. Participou de várias escaladas no Himalaia, chegando a 8.400m de altitude no Everest (8.844m) sem uso de cilindros de oxigênio e sem auxílio de sherpas.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: maio 27, 2008