Nas colunas que venho apresentando neste espaço, tenho feito referência a resgates em áreas remotas. Mas, afinal, o que se deve entender por áreas remotas?
Não existe uma definição específica e alguns cenários até dispensam maiores considerações. Por exemplo, a região de floresta ou de montanha, inquestionavelmente são consideradas áreas remotas.
Pois, dentro de um senso comum daquilo que significa esta expressão, estas regiões estão distantes dos centros urbanos ou afastadas de locais habitados e possuem acesso difícil.
Mas existem outras situações que também podem ser alcançadas por este conceito e também são consideradas áreas remotas. Muito embora não estejam distantes da civilização.
Recentemente, o Grupo de Resgate em Montanha de Joinville (GRM), foi acionado para prestar apoio a uma missão de resgate que envolveu a queda de um ônibus por uma encosta do trecho de uma rodovia estadual, localizada na chamada Serra Dona Francisca, em Joinville, Santa Catarina.
Mesmo tendo o acidente ocorrido nas proximidades da cidade, este ônibus despencou da serra, em uma encosta coberta por densa vegetação.
O GRM, então, foi acionado para ajudar no resgate. Em um primeiro momento, pensou-se que seria necessário fazer o acesso por cordas até o ônibus. Mas foi possível fazer uma trilha, pela mata, sem a necessidade do uso de cordas.
A equipe do GRM, então, dentro da sua capacitação, foi empregada em outras atividades, como ajudar na comunicação via rádio HT, fazer a varredura da área de mata e encosta, para verificar se alguma vítima teria sido projetada para fora do ônibus durante a queda, acompanhar a equipe de peritos na descida da encosta, para coletar evidências e fazer laudos periciais, além de outras tarefas que a equipe acabou realizando.
Lamentavelmente, 51 pessoas perderam a vida neste acidente. Foi o maior acidente automobilístico da história de Santa Catarina (em número de vítimas).
Resumindo: o conceito de área remota, para fins de operações de busca e salvamento pode variar, dependendo de vários fatores. Se a missão tiver de ser realizada em local de mata/floresta ou montanha, em local de difícil acesso, o resgate conceitualmente será realizado em área remota.
Este texto foi escrito por: Sergio Netto
Last modified: maio 12, 2015