Malta é um arquipélago no sul da Europa que oferece atrações para quem procura praia, aventura, cultura, história e gastronomia, tudo em uma só viagem. Um dos menores países da Europa com apenas 316 km² e 400 mil habitantes é formado por três ilhas principais: Malta, Gozo e Comino. Sua localização no Mar Mediterrâneo favorece que a região seja ensolarada quase o ano todo, só faz frio moderadamente – durante três meses do ano.
Não há uma melhor época para ir, mas se você quiser aproveitar as belíssimas praias deve priorizar os meses de primavera e verão. No inverno, as opções de passeio ficam por conta dos parques, praças, jardins, teatros, museus e restaurantes.
Faça sua inscrição para a Indomit Pedra do Baú!
A ilha já passou pelas mãos de fenícios, árabes, do império romano, franceses e foi colônia dos britânicos, motivo pelo qual tem uma cultura tão rica e diversificada, cada um desses povos deixou suas marcas, seja na arquitetura ou na gastronomia.
A cozinha maltesa é influenciada pela mediterrânea: muitas massas, peixes, azeite de oliva, queijos e vinhos. Um dos pratos típicos da ilha é a carne de coelho cozida com vinho e acompanhada de batatas. Além dos famosos pastizzis (salgados folheados).
O país tem dois idiomas oficiais: o maltês e o inglês, por isso é bastante procurada por jovens intercambistas que querem fugir do clima britânico. A moeda utilizada é o euro, desde 2004 quando o arquipélago passou a integrar a União Europeia.
Hoje, Malta é considerado um dos países mais seguros da Europa, os níveis de criminalidade são muito baixos. O país é considerado relativamente novo, só tornou-se independente em 1964 e virou república em 1974. A capital maltesa é a cidade de Valletta – considerada Patrimônio da Humanidade da UNESCO. A região é cheia de muralhas, torres e pontos históricos, como o famoso Forte de São Telmo, o Museu da Guerra, o Palácio do Grande Mestre, entre outros.
Além da Valleta, vale a pena conhecer a Ilha do Gozo e suas igrejas históricas e a cidade de Mdina primeira capital de Malta, chamada de a cidade do silêncio devido a sua tranquilidade nas estreitas ruas medievais. O que não falta são passeios para os turistas fazerem pelo pequeno país europeu repleto de belas paisagens.
Este texto foi escrito por: Carolina Abrantes