Webventure

O rali solidário nas cidades do sertão


Uma brinquedoteca (foto: Arquivo Brasil Solidário)

O Instituto Brasil Solidário continua seu rali solidário em paralelo ao dos Sertões (clique aqui para conhecer o projeto). O Webventure conversou com o sócio-diretor do instituto, Luis Eduardo Salvatore, que está na caravana que segue de cidade em cidade, para saber o que eles já conseguiram fazer em cada local, até hoje.

Pirenópolis (GO)
“A experiência em Pirenópolis foi muito positiva”, contou Luis. Ele reencontrou professores que já haviam recebido o instituto em 2002. Luis também ressalta o apoio da prefeitura local. “A presença do poder público é importante, pois agrega valor ao nosso trabalho. Com o auxílio do governo, o projeto alcança locais que só com as empresas não seria possível”.

>> Números da Ação Solidária em Pirenópolis:
Atendimentos médicos (clínica geral, pediatria e cardiologia): 98
Atendimentos ginecológicos: 40
Atendimentos odontológicos: 49
Atendimentos dermatológicos: 129 (com 16 procedimentos cirúrgicos e 28 procedimentos)
Kits escolares distribuídos aos alunos: 960
Farmácia montada: 1
Brinquedoteca em escola: 1

“Esta é uma comunidade muito bacana. Ela nos mostra que mesmo estando perto de uma cidade grande, se pode ter resultados positivos parecidos com o interior do país”, disse Luis sobre a localidade que faz parte da Região Metropolitana de Goiânia.

>> Números da Ação Solidária em Trindade:
Atendimentos médicos (clínica geral, pediatria e cardiologia): 80, além de encaminhamentos e eletrocardiogramas
Atendimentos ginecológicos: 19
Atendimentos odontológicos: 49
Atendimentos dermatológicos: 117 (com 6 pequenas cirurgias e 30 procedimentos)
Kits escolares distribuídos para alunos: 670
Farmácia montada: 1
Brinquedoteca em escola: 1

“Aqui já é o Tocantins e, gradativamente, a gente consegue cercar todas as cidades que estão em torno do Jalapão. Já existe uma expectativa no local, para saber em que dia ou ano o nosso projeto vai acontecer ali. Eles ficam preparados.” Depois de Novo Acordo, o pessoal do instituto ainda deu uma passada no município próximo de Aparecida do Rio Negro (TO), visitado em 2010, para conversar com os professores.

>> Números da Ação Solidária em Novo Acordo:
Atendimentos médicos (clínica geral, pediatria e cardiologia): 111
Atendimentos ginecológicos: 39
Atendimentos odontológicos: 45
Atendimentos dermatológicos: 115 (3 microcirurgias e 41 procedimentos)
Kits escolares distribuídos para alunos: 500
Farmácia montada: 1
Brinquedoteca em escola: 1

“Aqui aconteceu uma coisa pessoal excepcional: eu fui muito homenageado na cidade pelo trabalho que fizemos em Tocantins e em todo o Brasil. Foi engraçado: das 7 da manhã até às 22 horas, recebi placas. E não era para agradar. Era muito verdadeiro. Foi um dia muito especial. Eu nunca tinha passado por uma situação dessas”, conta Luis.

>> Números da Ação Solidária em Porto Nacional:
Atendimentos médicos (clínica geral, pediatria e cardiologia): 47, além de 2 eletrocardiogramas
Atendimentos ginecológicos:15
Atendimentos odontológicos: 29
Atendimentos dermatológicos: 77, além de 21 procedimentos e 1 microcirurgia
Kits escolares distribuídos para alunos: 1.050
Farmácia montada: 1
Brinquedoteca em escola: 1

“Esta é uma cidade que, há dez anos, é passagem para o Rally dos Sertões, mas não sede. Nós já havíamos trabalhado aqui em 2001 e 2002. É um município muito carente, que está acostumado a ver o rali passar, e só passar. Então foi um dia legal, para uma população que merece: a gente sempre passa e, na maioria das vezes, só usa a cidade como um ponto de repouso.”

>> Números da Ação Solidária em Carolina:
Atendimentos médicos (clínica geral, pediatria e cardiologia): 69
Atendimentos ginecológicos: 21
Atendimentos odontológicos: 25
Atendimentos dermatológicos: 48, além de 2 microcirurgias
Kits escolares distribuídos para alunos: 500
Farmácia montada: 1
Brinquedoteca em escola: 1

A equipe do Instituto Brasil Solidário ainda vai passar por Balsas (MA) e Caucaia (CE). “Em Balsas, a gente vem construindo uma história de longo prazo. Estamos trabalhando em várias escolas. Vai ser uma ação parecida com a de Aparecida do Rio Negro (TO): vamos ter a oportunidade de enxergar as transformações que estão acontecendo quando não estamos presentes.”

Meio ambiente
“Quando se fala em meio ambiente, fazemos desde a conscientização da população até uma parte prática, promovendo oficinas de papel reciclável ou implantando salas sustentáveis nas escolas por meio do reaproveitamento de materiais que eram considerados lixo, como telhas de garrafas PET.”

Os alunos e coordenadores das escolas atendidas também ajudam a atualizar o blog do Brasil Solidário (www.brasilsolidario.org.br/blogamigosdoplaneta). E este ano, o instituto também começou a interligar escolas públicas por meio do Skype, facilitando a troca de informação entre elas.

Este texto foi escrito por: Luciana Ricciardi