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O reconhecimento do navegador


Dú Sachs o navegador que levantou a planilha do IX Rally dos Sertões (foto: Fábia Renata)

Navegador, organizador do campeonato paulista de regularidade (moto), diretor adjunto do 9º Rally Internacional dos Sertões e responsável pelo levantamento de todo o seu roteiro e elaboração das planilhas, muito elogiadas pelos navegadores, devido a sua precisão. Estes são os principais feitos de Carlos Eduardo Sachs, mais conhecido como Dú Sachs.

Formado em Educação Física, este paulista de Piracicaba, há quinze anos monta o campeonato paulista de regularidade. Sachs participa de ralis como navegador desde 1997. No ano passado, correu com Amable Barrasa e este ano foi convidado por Marcos Ermírio de Morais para fazer a planilha do Rally Internacional dos Sertões. Para Sachs, os bons navegadores vêm do regularidade.

Dú Sachs decidiu participar do Sertões este ano como membro da organização, porque foi mais interessante, tanto financeira quanto profissionalmente, representou um verdadeiro desafio. Ele sabia que dava para fazer uma planilha boa. Tantos elogios de pilotos e navegadores se justificam. Sachs baseado em toda a sua experiência, com motos e carros, montou a planilha pensando e raciocinando como os competidores, usando toda a malícia de como é cada curva.

Qual o segredo para uma planilha tão bem feita? Sachs diz que o segredo é gostar do que se está fazendo. Este roteiro do 9º Rally dos Sertões foi percorrido três vezes por ele, além de mais uma vez para montar a planilha do apoio.

E como a planilha é montada? Primeiro decide-se em quais cidade o rali vai passar e, depois, é hora de fazer o levantamento das trilhas que, este ano, são 60% novas. As especiais estão mais longas do que no ano passado, são mais técnicas.

A organização, para ele, está mais racional. Foram criadas quatro equipes técnicas e o trabalho é todo dividido antes, todos podem dormir pelo menos 5 horas por noite.

O que representou este trabalho? “Foi um desafio. Não há dinheiro que pague o reconhecimento”, revela Sachs, que, a princípio, foi contratado para fazer a planilha e, depois, para participar do rali como diretor adjunto.

Este texto foi escrito por: Fábia Renata