Festa no pódio de edição antiga do Dakar (foto: Marcelo Maragni)
O Rally Dakar é conhecido como um dos maiores ralis do mundo, tanto em número de competidores quanto em dias de duração e quilômetros percorridos. A seguir, outros dados da competição, que comprovam a grandiosidade da competição, que larga no dia 1º de janeiro de 2012.
4 é o número de títulos em disputa no Dakar, que inclui motocicletas, quadriciclos, carros e caminhões.
9 é o número recorde de vitórias no rali, conquistadas por Stéphane Peterhansel, com seis troféus nas motos e três nos carros. Vladimir Chagin possui o recorde de vitórias na mesma categoria, sendo sete vezes campeão nos caminhões.
14 é o número de dias de corrida no Dakar 2012.
27 é o número de países visitados pelo Dakar desde sua criação, sendo que o Peru faz sua estreia nesta edição.
20 anos é a idade do competidor mais novo no rali, Argentinean Lucas Bonetto, nos quadriciclos.
50 o número de nacionalidades presentes no rali.
71 anos é a idade do competidor mais velho, Francisco Claudio Regunaschi, nos carros.
133 é a quantidade de competidores franceses na corrida, representando o maior grupo da mesma nação, com 18% do total.
190 é o número de países onde as imagens do Dakar serão transmitidas, por um total de 70 emissoras.
210 veículos da organização são usados em media por dia, sendo 40 carros, 11 helicópteros, 12 aviões, 55 caminhões, 5 ônibus, entre outros.
260 é a quantidade de jornalistas seguindo o rali, sendo que há 1.800 pessoas da imprensa cadastradas, entre técnicos, consultores, visitantes ocasionais, entre outros.
450 centímetros cúbicos é a capacidade máxima permitida por cilindro nos motores das motocicletas que vão participar do rali. Essa é a primeira vez que se impõe esse limite aos competidores.
742 é o número de competidores que irão participar da corrida, incluindo pilotos, navegadores e mecânicos.
980 é o número de participantes como membros das equipes de assistência.
1.200 é o tempo total de horas de transmissão do Dakar em emissoras de TV por todo o mundo, levando em conta os dados de 2011.
1978 é o ano da primeira edição, finalizada em 1979. A largada foi no dia 26 de dezembro.
8.373 é o número exato de quilômetros que serão cobertos entre Mar Del Plata e Lima, sendo 4.406 quilômetros de especiais para motocicletas e 4.191 para os carros.
15.500 é a quantidade de toneladas de carbono compensadas pelo Dakar no projeto Madre de Dios, contra o desmatamento, com um investimento de 200 mil dólares.
302.703 era o número de fãs seguindo a página oficial do Dakar no Facebook a um mês da competição.
510 mil dólares é a quantia repassada pelo Dakar à organização não governamental Um Teto Para o Meu País, dedicada a construir casas de emergência na América Latina
710 mil euros é a quantia dedicada ao longo de sete anos aos projetos de ação no Dakar, visando promover boas práticas ambientais no leste do Senegal.
5 milhões é o número total de espectadores do Dakar 2011 que foram assistir a largada, chegada ou um trecho da prova, na Argentina e Chile.
280 milhões de dólares é a entrada de verbas geradas direta e indiretamente pelo Dakar para a Argentina, de acordo com estimativa de um estudo conduzido pelo governo do país em 2011.
1 bilhão de espectadores assistiram ao Dakar na televisão em 2011.
Este texto foi escrito por: Da Redação
Last modified: dezembro 23, 2011