Webventure

O trabalho dos Canastras no Sertões


O carro dos Canastras em ação. (foto: Divulgação)

O Rally dos Sertões conta com um pessoal diferente nas trilhas: a equipe Os Canatras. Mas a competição das nove pessoas que compõem essa equipe não é chegar na frente, mas sim recolher todo o lixo espalhado nas áreas por onde passa a caravana do Sertões.

Durante o trabalho dos Canastras são entregues sacos plásticos biodegradáveis, sacolinhas para todos os carros do rali, tubinhos de filme fotográfico para bitucas de cigarro e uma cartilha com descrições de procedimentos de como, quando e onde fazer a coleta, além do recolhimento de lixo e até mesmo restos de carros nas trilhas. “Como vamos acompanhados por um caminhão guincho, podemos retirá-los e levá-los para os boxes”, explica Flávio Piassi, coordenador dos Canastras.

Além do recolhimento do lixo, foi feito um trabalho mais complexo ainda de recuperação ambiental nesta edição do rali. “Fizemos duas contenções de óleo em dois riachos por onde a competição passou. Usamos um absorvente industrial ecológico chamado Ecosorb. Esse produto reage apenas com o óleo, não absorvendo a água”, explicou Pissi.

Segundo o coordenador, não existe em nenhum outro rali no mundo que tenha esse tipo de trabalho ambiental com apoio da organização. “Recolhemos cerca de 250 quilos de resíduos, com pedaços e carro (fibra), pneus, pára-brisas (vidro), e demais peças. Já materiais como papéis, bumps, papelões e alumínios foram recolhidos apenas 2 mil litros. Esse número é bem parecido com o do ano passado, mas não podemos esquecer que o número de pessoas envolvidas no Rally dos Sertões de 2005 é bem maior. Isso faz com que nossa motivação aumente para os próximos anos”, conclui Piassi.

Ele ainda conta que 15 dias após o rali será entregue para a Dunas Race, empresa organizadora do Rally Internacional dos Sertões, um relatório de diagnósticos sobre o que foi feito durante toda competição.

Este texto foi escrito por: Webventure