Webventure

Odair e Adriana são os reis da Montanha no Power Biker


Odair Pereira (foto: Debora de Lucas/ www.webventure.com.br)

Odair Pereira e Adriana Nascimento são os destaques do Power Biker 2007 até agora. A prova começou ontem, em Passa Quatro (MG), e os dois foram os Reis da Montanha, na etapa deste sábado. O título aparte à colocação na prova é para os que tiveram melhor desempenho nos longos trechos de subida da etapa de sábado do Power Biker, e já virou tradição na prova.

Neste ano foram três locais para classificação no Rei da Montanha, o primeiro no km 11 da trilha, que chegou até uma altitude de 1.420 metros. O segundo foi ainda maior, atingindo 1.780 metros, próximo ao km 15,5. Como se não bastasse, no km 26,45 os competidores subiram até 1.695 metros de altitude. Tudo isso com piso liso e muitas pedras, por isso as subidas foram apelidadas de “escalada”. A dificuldade do percurso causou quedas e contusões para vários competidores, mas mesmo assim alguns ainda afirmam que vão competir na última etapa, amanhã.

O sábado foi vencido por Arlei Teixeira, com 2h4min41seg23 de prova na categoria Ouro, em um circuito de 45 quilômetros. A chegada foi apertadíssima, com Odair Pereira apenas quatro décimos de segundo atrás. Ambos cruzaram a linha de chegada praticamente lado a lado. Cerca de três minutos depois, Hugo Prado Neto terminou, em terceiro. No feminino, a vitória da categoria Ouro ficou também com Adriana Nascimento, com quase dez minutos de vantagem para a segunda colocada, Laura Abril. A liderança na geral da categoria somando o tempo de ontem é de Adriana e Arlei.

O desnível total do dia foi de aproximadamente 800 metros, e o trecho teve ainda subida em asfalto, single-track, longas subidas na terra, e, para quem tanto sobe, sobrou também um dohnhill, de 12 quilômetros até a chegada. “A descida estava bem perigosa, quem abusou, caiu e não foram poucos. Tinha sempre uma surpresa depois das curvas, barro, ou pedras. No meu caso, encontrei até vaca no meio da descida”, comentou Adriana Nascimento.

“Essas subidas são velhas conhecidas para mim, mas hoje teve uma pressão maior pela presença da colombiana [Laura]. Só de falar em Colômbia já se pensa em especialistas em subida, mas o forte dela é Cross-country. E eu estava com muita vontade de ganhar essa camisa de Rainha, então fiz muita força”, comentou a ciclista, que pela primeira vez foi a Rainha da Montanha, no Power Biker.

Para amanhã, Adriana afirma estar confortável. “Será sofrido, por causa do desgaste de hoje, que foi muito, e todo mundo vai querer tirar tempo. Mas estou com uma vantagem de nove minutos e, se não tiver nenhum problema, vou vencer. Apenas um pneu furado, porém, pode me complicar”, avaliou Adriana.

O domingo terá 40 quilômetros pelo entorno da cidade de Passa Quatro. A organização promete uma trilha técnica, com menos subidas que hoje, e parte do trajeto de sexta-feira. O percurso terá ainda passagem por um rio, terreno arenoso e longo percurso entre fazendas, que irá levar os competidores até Itanhandu, para depois voltar a Passa Quatro. O domingo irá reunir competidores da categoria Ouro, Prata e Bronze, o que deve chegar perto de 500 atletas. Veja os resultados online no www.verderosso.com.br

Este texto foi escrito por: Daniel Costa