Edivando terá maratona de provas (foto: Eduardo Iezzi/ www.webventure.com.br)
Dois dos maiores atletas de mountain bike do país agora estão juntos em uma nova equipe. Odair Pereira e Edivando Souza Cruz fazem parte agora da Scott-Proshock-Vzan-Shimano, que foi apresentada nesta semana e tem como objetivo principal aumentar a visibilidade do esporte no Brasil. Muitas crianças vão se espelhar neles e as pessoas vão criar identidade e ver os atletas como ídolos. Com isso, o mercado vai amadurecer, explica Leandro Godoy, da Shimano.
A ideia partiu dos próprios atletas, que decidiram unir forças e buscar os patrocinadores. Já estão se formando várias equipes com atletas fortes andando juntos. Nas provas, acabava andando sozinho na Elite. A ideia de ter mais um companheiro forte e fazer um trabalho de equipe buscando mais posições, já tinha em mente e a parceria com o Edivando já passava pela minha cabeça há um bom tempo. Vejo ele como um dos melhores atletas, e ótima pessoa, excelente amigo, comentou Odair.
Nosso perfil é parecido. Independentemente de estarmos em equipes diferentes, já trabalhamos juntos em competições. É unirmos forças em relação a estruturas e estamos com nomes fortes dentro do mountain bike nacional. Isso que é dado a nós é importante para que mantenhamos o alto nível e referência para a modalidade crescer e até agregar outros atletas e patrocinadores, diz Edivando.
A parceria dos atletas começou em uma conversa pela internet. Edivando mora em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, e Odair no interior, em Indaiatuba. Acabamos conversando e a essa parceria começou na hora certa e acabamos conseguindo unir os patrocinadores dele junto com os meus. Eles gostaram do perfil dos atletas e acreditam na parceria. Com essa união e nossa vontade criou-se essa parceria. Temos várias opções de trabalho, como estratégias de marketing e desenvolvimento de produtos, afirma Odair.
Início da parceria – Em 2010, os atletas traçaram caminhos um pouco distintos. Enquanto Odair se empenha no último ano da faculdade de fisioterapia, Edivando terá seu foco nas provas de cross-country. A primeira metade do ano será totalmente voltada para o cross-country, provas internacionais e as que são válidas pelo ranking da UCI. E, no fim do ano, vamos estrear na Claro Brasil Ride, que é uma prova de etapas e um formato que tem crescido muito no mundo, comentou o atleta, só no mês de março disputará três provas seguidas: Circuito Radical (14/3), Sul-americano na Colômbia (28/3) e a Copa Internacional de MTB (28/3). Além disso, no meio do ano, Edivando defende o titulo do Brasileiro de Cross-country.
Estou em uma nova fase e vivendo um momento muito importante desta união com o Odair. Poderemos compartilhar experiências e poder trocar, evoluir e analisar um ao outro e, com isso, crescer bastante. Isso é um ponto muito importante para essa fase de competitividade, disse Edivando.
Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni
Last modified: fevereiro 6, 2010