Foto: Pixabay

Odair Pereira vence os 70km de Ceilândia

Redação Webventure/ Biking

Pelotão na dura prova do Centro-Oeste (foto: Vinícius Jabur)
Pelotão na dura prova do Centro-Oeste (foto: Vinícius Jabur)

Direto de Brasília (DF) – Cerca de 450 atletas participaram no último domingo da quarta edição dos 70 Km de Ceilândia uma prova marcada pelo clima seco, calor escaldante e muita, mas muita poeira.

Neste ano, a prova contou pontos para o ranking nacional, o que fez com que o nível subisse muito em relação às edições passadas. O público presente pôde conferir a presença e as fortes pedaladas dos atletas da elite nacional Odair Pereira (Scott), Abrãao Azevedo (Sundown/Centauro), Edivando de Suza (Astro/Manitou), Márcio Ravelli (Astro/Manitou) e Juliana Machado (Sundown/Centauro).

Atletas da elite do ciclismo também compareceram e deram um show de mountain bike. Entre eles, estavam as irmãs Clemilda e Janildes (equipe italiana Michela Fanini) e Rodrigo Brito, o Morcegão (Extra/Suzano).

Chegando próximo à Jibóia (uma das subidas do percurso com mais de 4 km), Edivando tentou uma fuga isolada, mas foi logo perseguido e contra-atacado por Abraão e Odair que ficaram revezando na liderança. Odair conseguiu se distanciar no último trecho abrindo uma certa vantagem que conseguiu administrar até a chegada. Abraão e Edivando travaram uma acirrada disputa na última descida tentando fazer ultrapassagens, mas foram atrapalhados por dois motociclistas. Abraão ficou com a 2º e Edivando com a 3º colocação. O resultado oficial ainda precisa ser aprovado pela CBC, já que a organização da prova teve um problema nos computadores da cronometragem.

Participações especiais – Márcio Ravelli, depois de ficar afastado do cross country e estar “relaxando no downhill”, volta a competir e vê de forma positiva o resultado que obteve na prova. “Senti que estou voltando à minha melhor forma física, ainda mais em uma competição em que tivemos Edvando, Odair e Abraão impondo um ritmo muito forte durante todo o percurso”. O atleta afirma que dentro de dois meses estará perfeito para as competições do segundo semestre.

Já as irmãs Clemilda e Janildes Fernandes, titulares absolutas da seleção brasileira de ciclismo do Pan Americano do Rio, aproveitaram a brecha em sua agenda de competições e vieram conferir os 70 Km de MTB de Ceilândia. Nas subidas, especialidade das atletas, abriram vantagem sobre as outras competidoras, mas nas descidas, seguravam um pouco pois não estavam acostumadas com o terreno irregular. O medo de faltar água durante a prova não foi suficiente para impedir a vitória de Clemilda, seguida de sua irmã Janildes.

Rodrigo Morcegão, sétimo colocado, sentiu muita dificuldade nas descidas, pois não conseguia ver os buracos por causa da intensa poeira formada. O atleta, que aguarda ansiosamente o resultado da CBC para convocação para o Pan, disse que preferiu ficar um pouco mais atrás do pelotão para não se envolver em possíveis quedas. Segundo ele, a experiência de correr em uma prova de mountain bike foi muito válida. “O tempo inteiro fazendo força, como em um treino intervalado intensivo. Pura diversão!”

Bruno “Cabelo”, primeiro colocado da categoria sub-30, ficou muito feliz com a 5ª colocação na geral. “Só de andar colado na roda de alguns dos principais atletas da elite nacional e não ser profissional, já é um excelente resultado”. Bruno também foi o campeão da categoria na primeira etapa da Copa Internacional de Monutain Bike, em Araxá, no dia 1 de abril.

João Camilo, organizador da prova, ficou satisfeito com o resultado da competição, que distribuiu cerca de 20 mil reais em premiação entre todas as categorias. “Espero que a prova entre no calendário oficial da CBC”, almeja o organizador.

Este texto foi escrito por: Vinícius Jabur

Last modified: abril 17, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure