Webventure

Oitavo dia: líderes administram a vantagem


A especial de ontem deixou reflexos hoje. (foto: Luciana de Oliveira / www.webventure.com.br)

Depois de uma etapa anterior bastante desgastante, onde vários pilotos tiveram problemas e alguns só chegaram nesta manhã, a organização do Rally dos Sertões 2002 decidiu diminuir a etapa de hoje, entre Floriano (PI) e Crateús (CE). Inicialmente o trecho cronometrado teria 230 km, mas os participantes percorreram cerca de 200 km.

No total, contando com o deslocamento, foram 550 km que exigiram boa navegação, já que as referências estavam muito próximas. A média horária também foi baixa devido à trilha bastante travada.

Carros – Os mais rápidos do dia foram Klever Kolberg/Lourival Roldan (206/Petrobrás Lubrax), vice-líderes no geral. Klever tirou quase dois minutos de diferença para os líderes, Édio Füchter/Milton Pereira (201/Chevrolet), que fizeram o terceiro melhor tempo hoje e devem apenas administrar a vantagem de pouco mais de 13 minutos na etapa de amanhã, a última do rali.

A dupla Reinaldo Varela/Edgar Fabre (212/Troller), quinta no geral, foi a segunda mais rápida nesta quinta-feira.

Com a boa vantagem, conquistada no início da competição, Édio e Miltinho praticamente estão com a mão no tricampeonato. “Só um aborto da natureza tira o título do Édio”, diz o comentarista Zebra.

Motos – O francês Alain Perez (161) foi o mais rápido do dia, seguido pelo português Paulo Marques (122/Bike Box) e por Jean Azevedo (125/Petrobrás Lubrax), líder na classificação geral acumulada.

Jean tem, aproximadamente, 30 minutos de vantagem sobre Paulo Marques, que está em segundo. “Desde ontem eu não estou forçando o equipamento, minha tática é administrar”, revelou o piloto à reportagem do Webventure.

Caminhões – Ricardo Domingues/Maurício A. (307) venceram a especial de hoje e continuam com a terceira colocação no geral. Luciano Cunha/João Batista Neto (306/Yahn Racing) ficaram com o segundo tempo do dia e a dupla André Azevedo/Robson de Oliveira (303/Petrobrás Lubrax), líder na classificação acumulada, foi a terceira.

Nesta sexta-feira, os competidores partem para o último dia da prova. Serão duas especiais em praias e dunas até Fortaleza, onde termina a décima edição do Rally Internacional dos Sertões. O primeiro trecho cronometrado será de 87km, e o segundo, de apenas 12, o menor de todo o percurso do rali.

Este texto foi escrito por: Samir Souza