Competidor poderá descartar o pior resultado (foto: André Chaco/ www.webventure.com.br)
1) Introdução
Como em todos os anos, antes do início da temporada de Rally, a Federação Internacional de Motociclismo (FIM), através de sua Comissão de Enduro e Rally Cross Country, realizou reunião anual para debater a modalidade, em especial, os Regulamentos aplicáveis em 2009 (ordinário e técnico) e o Campeonato Mundial de 2009.
A reunião ocorreu no dia 31 jan 2009, em Milão, na Itália e contou com a presença:
A) da FIM:
B) dos organizadores de provas do Campeonato Mundial de Rally:
C) das coligações desportivas locais a que as provas estão ligadas (confederações, federações, ligas, clubes, etc..):
A reunião deste ano merece particular destaque porque organizadores, pilotos e equipes estavam (ainda) mais unidos em prol do esporte e a FIM (ainda) mais aberta, reconhecendo e procurando entender as dificuldades de todos os envolvidos, comprometendo-se com o esporte, rejeitando o interesse exclusivo ou regional e abstendo-se de questões políticas locais.
Todos os assuntos concernentes à modalidade foram previamente discutidos com pilotos, equipes e organizadores. Datas de calendário, isenção de normas, criação de novas normas, admissão de novos organizadores, equipamentos de comunicação, sobrevivência e controle, procedimentos de segurança, tudo foi previamente discutido entre entidade regulamentadora, comissários técnicos, pilotos (profissionais e amadores), equipes e organizadores. Nada foi feito sem a ciência de qualquer classe integrante do mundo Rally. E todas as decisões foram tomadas de forma pública (com todos presentes) e através de voto majoritário.
Nenhum assunto foi debatido ou decidido sem publicidade ou de outra forma que não a democrática. Nenhum assunto foi debatido ou decidido sem a presença de cada classe integrante do mundo Rally. Um exemplo de administração desportiva!
Outro fato que chama a atenção é que todos aqueles interessados em ajudar a modalidade são bem vindos a opinar e a propor soluções nas Comissões, Reuniões e Assembléias ressalte-se que qualquer interesse exclusivo ou regional é rechaçado veementemente pela FIM, como deve ser. Mesmo com esta abertura, as atas respectivas são públicas e todos têm fácil acesso a elas, através de seu sítio eletrônico e através de solicitação por e-mail.
Enfim, uma reunião importante para a modalidade porque a entidade regulatória máxima do esporte, a FIM, se põe como parceira de todos os interessados por Rally de motociclismo, abrindo sua casa aqueles que queiram ajudar, e se opõe aqueles com interesses exclusivos ou regionais. Importante também porque provou que nós, no Brasil, estamos no mesmo (e correto) caminho, através de nossas reuniões periódicas entre pilotos, equipes, organizadores e entidades, através da união daqueles que promovem e desenvolvem o esporte.
Dentre as matérias em pauta, é importante destacar a aplicação e a alteração dos Regulamentos de Rally, nomeadamente:
i) aplicação harmônica (mesmo entendimento e aplicação de mesma norma a situações iguais ou similares, em todas as provas e para todos os pilotos) dos Regulamentos entre todos os organizadores de prova;
ii) absoluta rigidez na aplicação das regras atualmente em vigor;
iii) grande necessidade de maior dedicação de pilotos e equipes em conhecer as regras que regem a modalidade (em especial, o Regulamento Técnico);
iv) reconhecimento da participação majoritária (90% da prova) de pilotos amadores em provas de Rally e de seu objetivo em completar a prova, bem como a necessidade de aplicação de regras locais a estes pilotos;
v) reconhecimento da importância desta participação (de pilotos amadores) para o desenvolvimento e continuidade da modalidade (Rally);
vi) contraposição desta participação (de pilotos amadores) com a necessidade de tratamento técnico rígido e estrito e prioridade de tratamento técnico (largada antecipada, preferência no posicionamento de largada, etc.) aos pilotos integrantes do Campeonato Mundial.
No que concerne a estes assuntos, chama-se atenção para as decisões tomadas em reunião, conforme segue.
2) Júri e Comissariado:
As provas que compõem o Campeonato Mundial de Rally receberão 1 Presidente de Júri e 1 Comissário Técnico todos, técnicos da FIM.
O Presidente do Júri variará em cada uma das provas, dependendo do prévio conhecimento técnico da prova, de necessidade de adequação do evento às regras da modalidade e da região onde a prova é realizada (prova majoritariamente realizada em deserto, etc…).
Como Comissário Técnico, foi nomeado o Sr. Gian Franco Ferretti para estar presente em todas as provas, fiscalizando e fazendo aplicar as regras da FIM de forma rígida e harmônica.
3) Equipamentos de Sobrevivência, Navegação, Comunicação e Controle:
Para as provas válidas pelo Campeonato Mundial, são itens obrigatórios a todos os pilotos que participam delas:
4) Restrições à participações (penalidades):
As penalidades impostas pela FIM mantém-se como antes, isto é, para pilotos que competem pelo Campeonato Mundial, mantém-se o mesmo número de forfaits, tempo por perda de cartão, por atraso na largada, pela não-largarda, conduta anti desportiva, entre outros.
5) Largada:
Ao contrário do ano passado, neste ano, a largada dos quadriciclos que competem pelo Campeonato Mundial será feita juntamente com as motos, de acordo com a classificação geral obtida no dia anterior.
A regra que autoriza os 5 primeiros pilotos a escolherem seu posicionamento de largada (item 083 do Regulamento de Rally e Baja da FIM) está sob estudo para ser excluída do regulamento.
A eventual exclusão desta regra imporá o posicionamento da largada conforme a classificação obtida pelo piloto no dia anterior.
6) Especificações:
Conforme já informado, durante o Campeonato Mundial de 2009, a FIM será ainda mais rigorosa na aplicação de suas normas. Dentre as regras que esta entidade chamou atenção, deve se destacar o Regulamento Técnico, nomeadamente, suas Regras Gerais (General Section) e Diagramas das Regras Gerais (numeração e capacetes), e o Regulamento Técnico de Enduro (CER) e os Diagramas do Regulamento Técnico de Enduro (ambos, aplicáveis a Rally), como mostram as imagens ao lado (clicar no número abaixo da imagem para obter visualização):
7) Controle Sonoro:
A redução da poluição sonora produzida por motocicletas é motivo de extrema preocupação da FIM. Assim é que foi criado um Comitê específico para este assunto.
Além do nível de ruído produzido pelas motos ter quotas de diminuição, ano a ano, a medição (do ruído) feita em todas as provas que compõem o Campeonato Mundial está cada vez mais precisa.
Por estas razões a FIM frisou, enfaticamente, que equipes e fabricantes devem tratar a matéria com máxima importância, inclusive solicitando às confederações locais que façam medições periódicas em suas motocicletas – ressalte-se que o limite máximo sonoro em provas que não fazem parte do Campeonato Mundial é determinado pelas confederações locais.
Deve-se chamar a atenção para o fato de que a diferença de apenas 2 dB/A no limite sonoro impede o piloto de participar da prova (limite máximo de 96 dB/A, no início da prova, e 96+2 dB/A, ao final de cada especial).
As confederações nacionais são responsáveis pelo fornecimento de todos os aparelhos necessários a esta fiscalização, bem como pela homologação e calibragem do equipamento, conforme exigência da FIM.
8) Controle de Escapamento:
Se houver troca de escapamento, o novo equipamento deve estar localizado no mesmo lado do escapamento original.
9) Campeonato e Copas:
Neste ano, haverá 1 FIM Campeonato Mundial de Rally e diversas FIM Copas Mundiais de Rally.
Isto quer dizer que, ao final do ano, haverá apenas 1 único piloto campeão da FIM Mundial de Rally e diversos pilotos campeões da FIM Copas Mundiais de Rally, conforme segue:
É permitido o acúmulo de títulos, tanto de Copas, quanto de Copas e Campeonato.
Por exemplo: piloto mais pontuado do ano dirige um quadriciclo. Ele acumulará o título de Campeão da FIM Campeonato Mundial de Rally e Campeão da FIM Copa Mundial de Rally Quadris.
Este é também o caso de uma mulher que conquista a maior quantidade de pontos. Ela acumulará o titulo de Campeã da FIM Campeonato Mundial de Rally e Campeã da FIM Copa Mundial de Rally Mulheres.
Igual é o caso da mulher que conquista a maior quantidade de pontos na categoria quadri. Ela acumulará título de campeã de duas Copas, FIM Copa Mundial de Rally Mulheres e FIM Copa Mundial de Rally Quadris.
10) Calendário 2009
Neste ano, a prova Desert Challenge passa a denominar-se Abu Dhabi Desert Challenge e não mais será realizada ao final do Campeonato. Esta prova abrirá a temporada 2009 de Rally Cross Country.
A prova realizada no Marrocos volta a fazer parte do Campeonato Mundial e será realizada próxima ao Pharaons Rally.
De forma que o novo Calendário passa a compor-se desta forma:
11) Descarte:
A pontuação obtida por cada piloto durante o ano deve se referir ao máximo de 5 provas.
Considerando que durante o ano de 2009 haverá 6 provas, cada piloto poderá descartar seu pior resultado obtido em 1 prova.
O descarte não favorece o Brasil, na medida em que grande parte dos pilotos integrantes do Campeonato Mundial reside na Europa. Assim, se houver um descarte, este deverá ocorrer na prova que fica mais distante, isto é, a prova do Brasil.
Por isso, todo esforço em promover o Brasil neste Campeonato Mundial será pouco e toda a ajuda para fazê-lo é bem vinda.
Por este motivo, também, o item 15, abaixo, se torna ainda mais importante como instrumento de promoção do Rally Internacional dos Sertões.
12)eslocamento de Comissariado
A FIM destacou que o deslocamento do Comissariado da prova deve, preferencialmente, ocorrer ao longo da prova, de forma a possibilitar a verificação do correto andamento da prova ou a aplicação de medidas corretivas.
13) Informação ao Piloto
As confederações nacionais e os organizadores de prova devem disponibilizar em seus sítios eletrônicos cópia de todos os regulamentos, atas de reunião, etc., de forma a informar pilotos e equipes das normas e decisões tomadas a respeito da modalidade.
14) Regulamento Suplementar
Foi criado um modelo padrão de regulamento particular das provas que compõem o Campeonato Mundial de Rally.
15) Prova Mundial/ Prova Nacional
Considerando os fatos narrados no item 1., IV, V e VI acima, a FIM sugeriu aos organizadores a possibilidade de adaptar um evento de Rally às expectativas de pilotos profissionais e amadores.
Conforme sugestão da FIM, é possível haver 1 único conteúdo em (até) 3 formatos diferentes. Isto é, um mesmo Rally (por exemplo, 1 único Rally Internacional dos Sertões) e 3 provas distintas.
Um único Rally, com 1 prova válida pelo Campeonato Mundial, 1 prova válida pelo Campeonato Nacional e 1 prova que não é válida para qualquer destes Campeonatos, mas apenas como evento de Rally.
Através deste formato de evento, pilotos profissionais que disputam o Campeonato Mundial continuam a participar de um evento de alto grau de competitividade, através dos rígidos controles impostos pelos regulamentos da FIM (quantidade de forfaits, controles de tempo, equipamentos de controle de passagem e velocidade, vistorias, etc.).
De igual forma, estes pilotos têm garantido seu direito à prioridade técnica (por exemplo, a largada).
De seu lado, pilotos amadores (cujo objetivo não é a disputa, mas o desafio pessoal de apenas completar uma prova de alto nível técnico) têm garantido o direito a completar o trajeto da prova no seu próprio tempo, sem que isso implique em sua exclusão do evento.
Outro atrativo é permitir que pilotos estrangeiros, que não estejam dispostos a competir pelo Campeonato Mundial e não podem competir pelo Campeonato Nacional (por não serem residentes do país do Campeonato), possam participar de eventos grandiosos como estes.
Esta é uma fórmula com diversos atrativos, no sentido de que permite à organização do evento manter seu grande objeto marketing, quais sejam, pilotos de ponta de alto nível técnico e também um grande número de inscrições através da maciça participação de pilotos amadores nacionais e estrangeiros.
Mais importante do que um sistema atrativo, um sistema que não prejudica as demais partes:
Todos ganham e ninguém perde
Neste formato, um evento válido pelo Campeonato Mundial e igualmente válido pelo Campeonato Nacional, por exemplo, será constituído de:
a) 1 única largada promocional;
b) 1 único trajeto;
c) 1 única cronometragem;
d) 1 única equipe técnica (coelho, postos de controle, limpa trilha, etc.);
e) 3 regulamentos distintos (1 da FIM, 1 da CBM e 1 da prova);
f) 2 comissariados (1 FIM e 1 nacional);
g) 2 júris (1 FIM e 1 nacional);
h) 2 vistorias (1 FIM e 1 nacional);
i) 2 parques fechados (1 FIM e 1 demais motos);
j) 2 largadas;
k) equipamentos de segurança (navegação, sobrevivência, comunicação) distintos;
l) classificações distintas;
m) sistemas de identificação distintos; entre outros
Estas são algumas das decisões alcançadas durante a reunião e que podem interessar aqueles que participam de provas de Rally.
Outros assuntos de interesse da categoria estão em andamento e, tão logo, sejam divulgadas as respectivas decisões, volto a informar.
Até a próxima!
Este texto foi escrito por: Dea Villela
Last modified: fevereiro 18, 2009