Webventure

Open de Boulder reúne 85 escaladores em São Paulo


Festival reuniu 85 atletas (foto: Divulgação)

A segunda edição do SP Open de Boulder reuniu 85 escaladores no Parque da Juventude, zona norte de São Paulo, na tarde de hoje, primeiro dia de competição. O evento começou às 13h e teve quatro horas de escalada livre para todos os atletas. Cada via foi graduada com pontos de acordo com o nível técnico e dificuldade física. Os 12 melhores homens e seis melhores mulheres foram classificados para a semifinal e final, que acontecem neste domingo no mesmo local, a partir das 11h.

Mesmo com o nível competitivo alto, os escaladores se divertiram bastante. “O clima é de treino, bem descontraído, todo mundo se divertiu bastante. Mas amanhã o bicho pega”, comentou Janine Cardoso, melhor colocada na Máster feminino até agora.

O Open conseguiu atrair escaladores do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, além dos paulistas. César Grosso, o Césinha, se classificou para a final de amanhã com a melhor pontuação na Master masculino. André Berezoski, o Belezinha, foi o segundo. “A estrutura está muito boa. O evento foi bem montado. A média dos boulders está difícil”, comentou Bele.

Equilíbrio – Apenas um dos problemas não conseguiu ser realizado pelos escaladores, começava negativo, bastante inclinado, e seguia com uma transição de poucas agarras, exigindo explosão e técnica dos competidores. Alguns persistiram bastante e chegaram a tentar mais de 20 vezes a via.

Ricardo Schen, um dos route-setters afirma que escolheu pelo equilíbrio na hora de pensar na construção dos problemas. “Pensamos nas vias mais complicadas, para os melhores do Brasil, mas também em algumas para crianças, que também estão presentes. Aí, com os mais fáceis e os mais difíceis prontos, começamos a pensar no resto”, comentou Ricardo.

A estrutura e a escolha das vias agradaram quem veio de fora do Estado especialmente para o Open. “Vale a pena sair de Belo Horizonte e vir até São Paulo para um evento desses”, comentou o mineiro Daniel Hadad. Mais quatro escaladores de Minas Gerais compareceram ao festival. “Temos que incentivar o nosso esporte”, concluiu.

Veja os finalistas do II SP Open de Boulder
Master Masculino
1) César Grosso – SP
2) André Berezoski – SP
3) Alexandre Paranhos SP
4) Carlos Eduardo Levy SP
5) João Ricardo SP
6) Matheus Veloso MG
7) Rafael D’Ávila RJ
8) Thiago Veloso MG
9) Diogo Gandra – SP
10) Daniel Coçada RJ
11) Felipe Camargo SP
12) Eric Leite RJ

Master Feminino
1) Janine Cardoso – SP
2) Thais Shiraiwa SP
3) Carla Reis
4) Andréia Rissi
5) Marilene Lima PR
6) Aleta Nunes – SP

Este texto foi escrito por: Daniel Costa