Equipes de apoio unindo forças para a limpeza da serra. (foto: Lígia Nunes)
Estamos atentos aos atletas do EMA 2000, mas também estamos observando os passos das equipes de apoio. Hoje foi dia de muito trabalho na Rodovia SP-125 que liga Ubatuba a Taubaté, conhecida como Serra de Taubaté. Enquanto os atletas cumpriam as etapas da corrida, o apoio recolhia lixo. Isso mesmo, lixo.
Além do importantíssimo suporte são cidadãos cumpridores de suas obrigações. E a obrigação de todas as equipes para o Projeto Sócio-Cultural era deixar a estrada limpa.
Pablo Arenales e Henrique de Melo Jorge Barbosa da equipe Hombres de Maiz ficaram responsáveis pela limpeza do 67,5 até 68 km. A mais de 1.000 metros de altitude a neblina impedia a visibilidade e eles pensaram em desistir e deixar para o dia seguinte. Mas sabiam que cumprir a tarefa era importante para a equipe. Chegaram em um trecho onde havia uma casa simples e telespectadores atentos ao que estava acontecendo.
Conscientização – Lixos como cadeira, esqueleto de bicicleta, latões, rodas, garrafas de refrigerante foi o que encontraram. Percebendo que o lixo era jogado de uma casa bem próxima ao local subiram até lá e com muito carinho explicaram o que estavam acontecendo.
Pediram para que não jogassem mais lixo e explicaram o porquê. A família prometeu não cometer mais esse erro. Quem diria… em plena Mata Atlântica os próprios moradores não conservam o lugar.
Resultado positivo – As equipes Supplex, Adventure Gear e Pousada das Cavernas trabalharam em esquema de mutirão. Como o percurso das equipes era seguido um do outro, juntaram-se e recolheram o lixo juntos. Levaram uma hora e meia e encheram mais de sete sacos de lixo grande.
O Projeto teve resultado positivo: estrada limpa e conscientização dos moradores quanto a preservação da natureza.
A Webventure realiza a cobertura on line e oficial da EMA 2000 com apoio de Ford, Timberland e By.
Este texto foi escrito por: Lígia Nunes