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Organização apresenta prova aos competidores do Rally dos Sertões

Redação Webventure/ Offroad

Marcos de Moraes explicou todos os dias da prova (foto: Murilo Mattos/ www.webventure.com.br)
Marcos de Moraes explicou todos os dias da prova (foto: Murilo Mattos/ www.webventure.com.br)

Nesta segunda-feira, dia 8 de junho, os competidores que participarão da 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões puderam acompanhar um pouco do que passarão nos dez dias de competição. Marcos Ermírio de Moraes, presidente da Dunas Race, organizadora da prova, apresentou o briefing da prova.

A prova inicia no dia 23 de junho com o prólogo em Goiânia (GO) e vai até o dia 3 de julho, passando por Goiás, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte; com um percurso de 5.056 quilômetros.

O percentual de trechos especiais da prova diminuiu para 51% (em 2008, era cerca de 60%), porém, Moraes explica que os pilotos encontrarão mais dificuldades. “Não é porque os percursos cronometrados diminuíram que a prova será mais tranqüila. Estou contente com o nível técnico e com os desafios que preparamos. É um autêntico off-road”, declarou.

Para este ano, os pilotos farão algumas partes do percurso com navegação por GPS, e Marcos afirma que o papel do navegador será importante durante os dez dias de prova. “Há vários trechos em labirinto, locais que um erro de navegação pode atrapalhar bastante, é bom ficarem atentos”, alertou o organizador.

Percurso – Moraes falou sobre cada dia de prova, dando detalhes e mostrando um pouco do levantamento da prova, realizado por Du Sachs (clique aqui e confira algumas fotos e detalhes no blog). “Os oito primeiros dias de Rally dos Sertões serão bastante homogêneos, as estratégias de cada um serão bem diferentes, o que dá mais competitividade à prova”, disse Moraes.

Experiente no Sertões, Lourival Roldan ficou contente com o percurso apresentado. “É uma prova mais difícil, pegaram estradas mais secundárias, pelo que deu para ver pela mata fechada. Será uma prova de navegação, e eu gosto disso”, declarou o navegador de Paulo Pichini, dupla que estréia na competição nacional. “Vai exigir da dupla e do carro, a prova é sinuosa e vai manter o nível entre os pilotos”, complementou Pichini.

Confira os comentários de Marcos de Moraes durante o briefing aos pilotos:

1ª etapa Goiânia (GO) Santa Helena (GO): Região marcada por lombas de curvas de nível de todos os tamanhos, cheias ou não de água, bastante variada. Os pilotos terão uma navegação em um canavial que pode ser fundamental e acontece por volta do quilômetro 170. Total do dia: 327km / Total da especial: 256km.

2ª etapa Santa Helena (GO) Cidade de Goiás (GO): As curvas de nível seguirão no percurso, a área possui longas estradas em uma área pecuarista. O trecho é bastante variado e é preciso seguir as informações da planilha e ter bastante cuidado. Total do dia: 469km / Total da especial: 334km

3ª etapa Cidade de Goiás (GO) Minaçu (GO): Os deslocamentos serão feitos pelas rodovias e é preciso ter cuidado. Será uma especial travada, com navegação. Os primeiros quilômetros serão inéditos e se ligam com o percurso do ano passado. Total do dia: 636km / Total da especial: 393km.

4ª etapa Minaçu (GO) Palmas (TO): Será o dia mais difícil, uma especial dura. Os trechos de serra são constantes e as erosões são enormes. Há alguns momentos que os pilotos terão um longo estradão para acelerar. Estamos aguardando resposta para minimizar um pouco as erosões, mas carros e motos passam por lá tranqüilamente, mas é preciso ter muita cautela. Há também trechos de trial. Total do dia: 762km / Total da especial: 487km.

5ª etapa Palmas (TO) Luís Eduardo Magalhães (BA): Uma especial rápida, com navegação por GPS em uma boa parte. Apesar de rápida, não significa que será fácil, é preciso estar concentrado na tocada. Total do dia: 538km / Total da especial: 300km.

6ª etapa Luís Eduardo Magalhães (BA) Barra (BA): É um trecho especial fantástico, terá de tudo e será bastante sinuosa. Haverá uma zona de labirinto de cerca de 30 quilômetros, na qual a navegação será o segredo. Total do dia: 558km / Total da especial: 364km.

7ª etapa Barra (BA) Petrolina (PE): A etapa será Maratona, e os pilotos terão as dificuldades da areia pesada. Será uma especial importante, de estratégias. Uma dica é levar uma facão, para cortar cana. É uma ótima fonte de açúcar para quem estiver precisando. Total do dia: 543km / Total da especial: 235km.

8ª etapa Petrolina (PE) Juazeiro do Norte (CE): A especial é menor, mas o tempo deduração deve ser tão alto quanto uma especial longa dos primeiros dias. Os trechos são muito sinuosos e possuem muitas erosões, o que dificulta acelerar. Total do dia: 421km / Total da especial: 213km.

9ª etapa Juazeiro do Norte (CE) Caicó (RN): O tempo de prova será alto, pois o percurso todo será travado. Há poucas retas e a área é bem estreita. Total do dia: 439km / Total da especial: 184km.

10ª etapa Caicó (RN) Natal (RN): A especial foi reduzida, de 114 para 85 quilômetros e o motivo foi a dureza, havia muita erosão na área. Terão pontos de trial e DEPS variadas. Total do dia: 350km / Total da especial: 85km.

Este texto foi escrito por: Bruna Didario

Last modified: junho 9, 2009

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