Brasileiro de Trekking 2007 contou com 74 equipes participantes (foto: Divulgação/ Elias Luiz)
Em 2007 o Campeonato Brasileiro de Trekking, que aconteceu entre os dias 15 e 17/11 em Socorro (SP), trouxe diversas inovações a seus participantes. Organizado pela primeira vez por um atleta, o paulista José Maurício Lemos, a disputa contou com três montadores de prova diferentes e uma nova categoria, a Trekkers.
A principal preocupação de José Maurício era a de fazer um campeonato o mais preciso possível, já que, segundo ele, é disso que os trekkeiros gostam. Para garantir o sucesso, ele se preocupou em revisar cada uma das três etapas quatro vezes. A medida deu certo: Tivemos 33 quilômetros de trilhas e 71 postos de controle, sendo que tivemos zero alterações de planilha, zero cancelamentos de PCs, nenhum recurso e nenhum erro de metragem. Conseguimos cumprir nosso objetivo, concluiu ao final da prova.
Como atleta, José também tinha o objetivo de realizar uma disputa democrática, em que todos, tanto profissionais como iniciantes, conseguissem realizar as três etapas e gostassem dos percursos. Daí veio a idéia de ter um montador diferente para cada etapa, sendo cada um de um estado diferente. A diversidade possibilitaria que as equipes tivessem a oportunidade de participar de provas com estilos diferentes, tanto em relação a planilhas, como a parte física e técnica. Os escolhidos foram William Siqueira, do Rio de Janeiro, Wellinton Coelho, de Minas Gerais e Alexandre Enumo, de São Paulo.
Na primeira etapa, montada por William, a dificuldade maior foi a parte física, agravada pela chuva e o fato de ter sido noturna. Já a prova do segundo dia, de Wellinton, teve como ponto alto a dificuldade de navegação. A terceira e última etapa foi a mais leve de todas, a pedido da própria organização.
Segundo o organizador o sucesso da novidade foi evidenciado pelo resultado do campeonato e também pelo fato de que todas as 74 participantes equipes (13 Trekkers e 61 Graduados) fizeram o Brasileiro do começo ao final. Quem ganhou a prova do montador de São Paulo foi um carioca, quem ganhou as dos montadores de Minas e do Rio são paulistas e os campeões, a equipe Sem Destino do Espírito Santo, não tinha montador nenhum de seu estado, disse Lemos.
Aprovação – Esdras Martins é o fundador do Campeonato Brasileiro de Trekking e durante os primeiros anos da competição também atuou como organizador. Atualmente, ele ocupa a direção geral do evento e deixa a organização a cargo de licenciados.
Esdras acompanhou de perto a edição de 2007 e aprovou o novo formato. Esta experiência de ter três montadores diferentes foi bastante válida, pois as condições de cada equipe foram igualadas. Inclusive, na próxima edição manteremos duas características deste ano: os três montadores diferentes e a categoria Trekkers.
Martins também adiantou ao Webventure que o Brasileiro de Trekking 2008 acontecerá no estado do Espírito Santo, provavelmente na cidade de Domingos de Martins, a 70 quilômetros de Vitória. Já os montadores serão dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, mas os nomes ainda não estão decididos. A organização do evento também ainda está em aberto.
Este texto foi escrito por: Roberta Spiandorim
Last modified: novembro 21, 2007