Webventure

Organização dá dicas de nutrição para a Expedição Xokleng

Em pleno inverno brasileiro, a Expedição Xokleng acontece nos próximos 19 e 20 de julho, desafiará não só o conhecimento dos participantes na prova. As baixas temperaturas, que predominam a região sul do país nessa época também exigirá bom preparo dos atletas.

A organização alerta os competidores para algumas situações de perigo durante a prova, como a hipotermia. Quando um atleta chega a um estado de hipotermia o primeiro sinal são os tremores.

Além do bom preparo físico e os cuidados necessários, algumas dicas de alimentação são necessárias para evitar esse tipo de incidente. Para os dias mais frios, o indicado é alimentar-se a cada hora nas provas para manter a temperatura do corpo. Carboidratos como frutas secas, barras de cereais sem gordura trans, géis e energéticos são recomendados.

Alimentos com gordura, para fornecer maior quantidade de energia e calor podem ajudar, mas sem exageros. Durante a prova, pode-se consumir castanha do pará, castanha de caju, nozes, amendoins, chocolates a base de soja e até mesmo azeitonas. Lanches de presunto ou atum e barras são fontes de proteína, que mantém a temperatura corpórea.

Durante a noite, alimentos quentes, como sopas e líquidos, ajudam os atletas a manter o calor, principalmente quando a modalidade inclui travessias em água, natação ou remo.

As dicas de alimentação para a prova foram dadas pela nutricionista Aline Beling Ghizoni, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional

Este texto foi escrito por: Webventure