O italiano Fabrizio Meoni (Gauloises-KTM) recebeu de volta a liderança do Dakar. Nova atualização nas posições dos líderes na tarde deste domingo (09/01), dia de descanso em Atar, reduziu para apenas 2 minutos a penalização imposta ao italiano que até a manhã de hoje era de 5 minutos.
Com o novo resultado o francês Cyril Despres (Gauloises-KTM) retorna ao segundo lugar a apenas 55 segundos do líder. O espanhol Marc Coma (Repsol-KTM) volta a ser o terceiro com 2min51seg de Meoni.
Ao final da etapa do último sábado, a organização distribuiu penalizações aos pilotos que saíram da faixa de 3,3 quilômetros de largura marcados no GPS dos competidores para cada etapa. Meoni havia sido um dos maiores prejudicados com uma forte penalização 5 minutos que lhe tirou momentaneamente a liderança do Dakar.
Na sua última atualização, o site oficial da competição devolveu a Meoni a liderança reduzindo sua penalização para apenas 2 minutos, porém sem explicar os motivos da mudança.
Faixa de tolerância – A decisão de criar a faixa de 3,3 quilômetros nas etapas cronometradas vem criando polêmica entre os principais pilotos da prova. Ao final da etapa de ontem, prevendo que poderia perder a liderança Meoni era um dos mais revoltados: “Para mim se perdeu o espírito do Dakar”, reclamava.
Assim como Meoni também receberam penalizações por sair do caminho o espanhol Esteve Isidre (Repsol-KTM), o atual campeão mundial Paul Anders Ullevalseter (KTM), o francês David Fretigne (Yamaha) entre outros líderes da prova. O brasileiro Jean Azevedo vem conseguindo se manter livre das penalizações que assolam grande parte dos pilotos na competição.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 9, 2005