Jean Azevedo no Dakar 2003 (foto: Maindru / VipComm)
Equipe Petrobras Lubrax intensifica preparação com treinamentos de Jean Azevedo no deserto do Atacama e viagem de Klever Kolberg para testar o carro na Alemanha
São Paulo – A organização do Rally Paris-Dakar divulgou nesta terça-feira (18/11) o roteiro detalhado da edição 2004, que terá a largada dia 1o de janeiro na cidade de Clermont Ferrand, na França. Ao todo serão 11.052 quilômetros entre sete países da Europa e África: França, Espanha, Marrocos, Mauritânia, Mali, Burkina Faso e Senegal, onde terminará a competição dia 18 de janeiro. Dos mais de 11 mil quilômetros, 5.628 serão cronometrados, as chamadas etapas especiais. O restante é deslocamento, onde não é feita a tomada de tempo contra o relógio.
Também foram divulgadas curiosidades do roteiro. O dia mais longo terá 1.055 quilômetros (701 contra o relógio), entre Tan Tan, no Marrocos, e Atar, na Mauritânia. Já a etapa cronometrada mais curta acontecerá no último dia de competição, em Dakar, com apenas 30 quilômetros.
O percurso é mais longo que o da edição anterior, tem etapas gigantescas e mesclará todo tipo de terreno, como areia, dunas e savana. Teremos de montanhas aos grandes espaços do deserto, exigindo também muita navegação. Serão duas etapas maratona, onde não poderemos contar com o serviço dos mecânicos, sendo uma delas com largada à noite, e duas etapas de navegação sem GPS (pequeno aparelho eletrônico que recebe sinais via satélite e indica a rota a seguir). Não é preciso dizer mais nada. É melhor resumir: será muito duro!, avaliou Klever Kolberg, piloto do Mitsubishi Pajero Full da equipe Petrobras Lubrax.
O time intensificou a preparação para a participação no Dakar 2004. O piloto de moto Jean Azevedo está treinando no deserto do Atacama. Na segunda-feira, primeiro dia no Chile, ele percorreu 400 quilômetros. Treinamos pilotagem e navegação em vários tipos de terrenos, como dunas, areia, pedra, terra e montanha, quando chegamos a 2.000 metros de altitude, disse Jean, que conta com a companhia do chileno Carlo de Gavardo, piloto oficial da equipe KTM e campeão mundial de rali cross country.
Jean Azevedo destacou a importância da viagem para o deserto. É a primeira vez que tenho oportunidade de treinar em dunas grandes antes do Dakar. Essa é minha desvantagem em relação aos pilotos de ponta, que estão sempre participando de provas nos desertos da África e dos Emirados Árabes, afirmou o brasileiro, que conquistou o bicampeonato na categoria Production e o quinto lugar na classificação geral no Dakar 2003. Em 2004 ele estará correndo com uma moto KTM semi-oficial com motor de 700 cilindradas brigando pelas primeiras colocações na classificação geral.
Jean está vivenciando um mini-Dakar no Chile. A infra-estrutura montada aqui no deserto do Atacama é como a do Dakar, mas em proporções menores. Temos cozinheiros, mecânicos, barracas, geradores de energia e oficina móvel. Somos auto-suficientes, já que Copiapó, a cidade mais próxima, fica a 100 quilômetros de distância, disse Jean em telefonema via satélite com aparelho Nera.
Carros Enquanto Jean treina nas areias chilenas, o piloto Klever Kolberg embarca nesta semana para a Alemanha, onde visitará a sede da Ralliart, empresa responsável pela preparação do Mitsubishi Pajero Full da equipe Petrobras Lubrax. Vou para a Europa testar o carro e saber se está tudo em ordem para a largada, afirmou ele, que corre na companhia do navegador Lourival Roldan. Em 2003 a dupla conquistou o terceiro lugar na categoria Super Production Diesel e a 13a colocação na geral.
Meu plano é rodar 1.500 quilômetros em dois dias e deixar o carro na cidade de Montauban, na França, já bastante próximo de Clermont Ferrand. Lá ele será pintado e receberá os ajustes finais sob a supervisão de Pascal Larroque, meu antigo co-piloto, comentou Klever.
Além do carro e da moto, a equipe Petrobras Lubrax conta ainda com o caminhão de André Azevedo e dos checos Tomas Tomecek e Mira Martinec. O Tatra está em fase final de preparação e de testes na fábrica da marca, na República Checa. No ano passado, o trio foi vice-campeão da categoria Caminhões.
A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Banco DaimlerChrysler, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Eurofarma, IBM, Planac Informática, Mitsubishi Koala, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Adventure Gears, Mercedes-Benz Caminhões, ZF do Brasil, Behr, Sadia e Dakar Promoções.
Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
Pabx.: (11) 3865-5741
E-mail: imprensa@parisdakar.com.br
Site oficial da equipe: www.parisdakar.com.br
Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / VipComm
Last modified: novembro 18, 2003