Organização quer que prova de MTB faça parte do Ranking Brasileiro em 2011 (foto: Caio Martins/ www.webventure.com.br)
Marcado para os dias 16 e 17 de outubro, o XTerra Regional Tiradentes promete ser um marco na prova de mountain bike do evento, o MTB Cup. A organização da competição, que acontece no domingo (17), está alterando o percurso para que ele se adeque às normas da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e faça parte do Ranking Brasileiro em 2011.
Estamos fazendo os últimos ajustes no percurso do MTB Cup para atender às exigências da Confederação Brasileira de Ciclismo e, já em 2011, começar a valer pontos para o ranking brasileiro. Uma coisa que não muda, porém, é a nossa preocupação com a segurança e bem estar dos atletas. Temos mais de 200 staffs no caminho e diversos pontos com hidratação de água e isotônico, contou Bernardo Fonseca, organizador da prova.
Em relação ao trajeto de 2009, mais de 40% foi alterado, trazendo assim novos desafios aos diversos atletas que são esperados na cidade mineira. Ao todo, a prova contará com 42 quilômetros, que prometem muita emoção e adrenalina.
Já começamos com um single track bem travado nos cinco quilômetros iniciais. Vai ser o single track mais forte da prova, também em altimetria, já que pegamos a Trilha do Carteiro em direção à Serra de São José até o começo da calçada dos escravos. Daí, despencamos em um downhill bem técnico e escorregadio de grama. O visual de cima do morro é demais. Dá para ver toda a cidade de Tiradentes e a região. Depois do downhill já emendamos em outro single track de mais três quilômetros, disse Marcelo Caiçara, responsável pelo levantamento da prova.
Outras disputas – Além do MTB Cup, o XTerra contará com outras três disputas na etapa de Tiradentes: a tradicional corrida noturna, o Night Trail Run, a corrida das crianças (Kids Run) e o Duathlon (mountain bike e corrida). Esta última é uma das mais aguardas, pois pode definir os campeões gerais do evento.
É o segundo ano do ranking brasileiro do XTERRA e, em 2010, vimos um nível alto de disputa. Serão 11 etapas no total e já temos novos talentos despontando na modalidade, além de um aumento de participantes mulheres, explicou Bernardo Fonseca, que lembrou que serão R$ 45 mil em prêmios durante a competição. Oferecer a melhor premiação do Brasil é uma forma de reconhecer e incentivar o esforço dos atletas, finalizou.
Este texto foi escrito por: Webventure