Equipes se preparam para a largada da penúltima etapa. (foto: Fábia Renata)
Vargem Grande/RJ A quarta etapa do Rio Eco 2000 foi dedicada ao caiaque oceânico. Muitos acreditavam que o vento atrapalharia a prova, mas o sol iluminou a largada, que aconteceu às 6h30 em Mangaratiba, com um percurso de 60 km de remadas pela frente até a praia de Grumari, já nas proximidades da capital.
Era permitido trocar um integrante da equipe nos Postos de Controle (PCs) 1, 2 e 4. Até o PC1 foram percorridos 20 km e o sol ficava cada vez mais forte. Algumas equipes tiveram problemas com a virada dos caiaques. A Globe Runner, equipe francesa, virou três vezes e Veronique Lathuraz ficou desesperada, chegando a chorar no PC1. A Redley também teve problemas com três viradas no caiaque.
O PC 2 estava na restinga de Mangaratiba, onde os franceses da ERTIPS passaram em primeiro e nem sequer pararam para comer, pois a Ferrino/ Bravox estava logo atrás. Carmen Lucia da Silva, da Ferrino/Bravox, disse que foi moleza, que faria mais 100 km sossegada.
Chegaram juntas ao PC2 as equipes Argentinas/ Rio Listas e Redley. A brasileira foi a primeira a entregar o passaporte e, também, a deixar o PC2. Para Bia Rodrigues, da Redley, os 29 km entre os PCs 1 e 2 foram difíceis pois, devido ao vento e a marola, tinham que estabilizar o caiaque.
Doze quilômetros separavam os PCs 3 e 4. No PC4 as equipes largaram o caiaque oceânico e iniciaram um trekking morro acima, cerca de 5 km até a praia de Grumari. O apoio da Renault não conseguiu chegar até a Área de Transição, no PC4, e os competidores largaram os caiaques na praia e seguiram para a prova de trekking. A equipe Renault foi o destaque do dia, pois chegaram em quinto lugar, uma boa colocação para iniciantes. Outro destaque foi a também novata Sportv, 6º lugar.
Somente sete equipes concluíram os 60 km de caiaque: ERTIPS, Ferrino/Bravox, Redley, Rio Listas, Renault, Sportv e Globe Runner, o que surpreendeu a organização da prova, que esperava um número ainda menor de equipes no fim do caiaque.
A equipe francesa venceu pela quarta vez e está muito perto do título. Na segunda colocação está a Redley, seguida da Ferrino/ Bravox. A diferença entre a líder e a terceira alcança quase quatro horas e, dificilmente, esta diferença será tirada. A disputa fica agora pelo o segundo lugar.
A Webventure realiza a cobertura on line e oficial da Rio Eco 2000 com apoio de Ford, Timberland e By.
Este texto foi escrito por: Fábia Renata