Webventure

Organização libera detalhes do MTB 12 Horas


Trecho da prova em 2010 (foto: Divulgação / SampaBikers)

Chegando à sua 11ª edição, a MTB 12 Horas é uma das provas mais tradicionais do país. A edição 2011 acontece no próximo sábado (26), com largada prevista para o meio-dia, no Parque Ecológico (Rua Francisco Pinto Camargo, 350) da cidade de Piedade, interior de São Paulo.

Haverá 250 competidores, divididos em seis categorias: solo masculino e solo feminino, duplas masculinas e femininas, quartetos pró (apenas para federados) e quartetos mistos. Nas duplas e quartetos, poderá haver revezamento entre os competidores, mas só será liberado a partir de 1 hora de prova ou após o primeiro competidor completar a terceira volta.

Ao todo, os bikers irão pedalar por 12 horas em um circuito de 6,2 quilômetros. Vence a equipe ou atleta que der mais voltas. O percurso será majoritariamente de singletracks. Os primeiros 3 quilômetros possuem subidas e descidas com até 50 metros de variação na altitude. O trecho entre o quilômetro 3 e o 5,5 é praticamente plano. Depois, há 30 metros de ascensão no final do circuito.

Regras. A cronometragem será feita por meio de chips que, para os competidores solo, ficarão presos nas bicicletas. No caso de duplas ou quartetos, o chip estará no bastão de revezamento, o que eleva a necessidade de cuidado para que ele não seja perdido. Além disso, para pegar o chip será necessário deixar um cheque caução de R$ 250 e o RG do responsável, que serão devolvidos no final.

A largada será feita no estilo Le Mans, com os competidores correndo até as bicicletas para começar a pedalar. Nas equipes, sempre começa largando o competidor mais velho, ou a mulher, quando forem mistas.

A forma como serão os revezamentos fica a critério de cada equipe. Mas, é importante tomar cuidado para que o bastão seja passado apenas na área indicada e que os dois competidores estejam parados. Quem sair no meio do circuito será considerado desistente e haverá 1 minuto de penalização para as passagens de bastão feitas em movimento.

A partir das 20 horas, todos os atletas deverão estar usando lanternas e pisca traseiro, sendo que este último deve obrigatoriamente estar preso no canote do selim. Quem descumprir essas regras também será penalizado em 1 minuto.

Todos os participantes deverão levar um termo de responsabilidade assinado, que está disponível no site da organização (www.mtb12horas.com.br), pois não haverá cópias disponíveis no momento da prova. Menores de idade também precisam de assinatura do responsável, com firma reconhecida em cartório.

Estadia. Como a prova tem longa duração, os atletas que preferirem chegar na sexta-feira podem ir de motor-home ou trailers e se acomodarem entre 11 e 19h. Haverá espaço para montagem de tendas das equipes. Quem chegar antecipadamente também poderá aproveitar para fazer reconhecimento da pista, que estará liberada entre 14 e 18h.

Cronograma. No dia da prova, os kits contendo chip e caramanhola poderão ser retirados no período da manhã, das 8 às 10 horas. Quem perder esse horário, pode retornar para retirar os kits entre 14 e 15h e entre 17 e 18h.

Às 10h30 as bicicletas já deverão começar a serem alinhadas, e 1 hora depois começa o alinhamento dos atletas, que saem ao meio-dia. Quem dará a largada será o cover de Elvis Presley, já marca registrada do evento. A prova termina a meia-noite e não será computado o tempo de quem chegar após esse horário.

Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi