Webventure

Organizar ocupação na Amazônia é meta do MMA para 2007


Floresta Amazônica em Manaus (foto: Divulgação)

A principal meta do Ministério do Meio Ambiente no setor ambiental para 2007 é a criação de Unidades de Conservação ao longo da Rodovia BR-139, que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM), segundo informou Maurício Mercadante, diretor de Áreas Protegidas do MMA. O órgão pretende organizar a ocupação, proteger a Floresta Amazônica e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

De acordo com Mercadante a criação das UC’s na estrada Porto Velho/Manaus é a última providência a ser tomada entre as medidas adotadas pelo governo para formar um cinturão verde de proteção à Floresta Amazônica. Ainda segundo ele, as novas unidades irão contribuir para manutenção da floresta de forma sustentável, o que geraria empregos e renda para esta e as próximas gerações da população local.

Esta resolução dá continuidade ao processo de criação de novas áreas protegidas em todos os biomas brasileiros, principalmente na Amazônia. Foram criados parques, florestas nacionais e reservas extrativistas sempre obedecendo a estratégia de promover a atividade florestal sustentável, sem o desmatamento da região.

Balanço – “Conseguimos algumas vitórias expressivas, em particular na Terra do Meio, uma área que estava sob pressão grande de desmatamento, com muito conflito fundiário, muita violência em torno da luta pela terra”, analisou Mercadante. As medias também tiveram bons resultados ao longo da BR-163, onde o nível de desmatamento era muito alto.

Este texto foi escrito por: Webventure