Primeiro pelotão na metade da prova com Orlando (número 14) em terceiro lugar (foto: Murilo Mattos/ Webventure)
Foram mais de 80 quilômetros de trilhas, estradas e serras, para a disputa ser decidida apenas nos últimos metros. Orlando Alves foi o melhor biker da categoria Pró na segunda etapa do Big Biker, em São Luiz do Paraitinga neste domingo. Hugo Prato e José Luis Nogueira chegaram logo atrás.
Durante todo o trajeto não houve nenhuma escapada significante de algum ciclista, o que é raro nas competições do Big Biker. O primeiro pelotão permaneceu com diversos ciclistas. Foi a maior disputa que já presenciei no Big Biker, o pega mais emocionante, afirmou Hugo Prado. A diferença dele para o campeão foi de apenas nove segundos, e cerca de 20 segundos depois, Nogueira concluiu.
Para Orlando, lesionado no ligamento do ombro esquerdo, a experiência foi fundamental para a vitória. Esse é meu trigésimo Big Biker, e usei tudo que aprendi nas outras edições para a vitória. Perto da chegada tivemos um downhill em que eu fiquei para trás, por causa de dores no ombro, mas depois consegui me recuperar e fiz muita força na última subida, onde consegui a vitória. Ataquei na hora certa, comemorou. Com o segundo lugar na primeira etapa, em Itanhandu (MG), Orlando é o líder da competição, em pontos.
Luciene Ferreira da Silva foi a mais rápida na categoria Elite Feminino, terminando com a 83ª colocação geral. Adriana Nascimento chegou em segundo lugar, 1min37 atrás da campeã. Mariana Carcute, Izabela Salvato e Valeria Conceição completaram o pódio.
Os mais de 870 atletas presentes na competição ajudaram a movimentar a economia da cidade, que no ano passado foi atingida por sérias enchentes que destruíram casas e parte do patrimônio histórico, como a Igreja Matriz, na praça principal da cidade onde foi montada a estrutura da prova. A chuva também apareceu neste domingo, mas bem mais discreta, e já após a chegada da maioria dos competidores.
Sport – Susan de Paula Zoretto foi a mais rápida entre as mulheres da categoria Sport. Inscrita na Sub 30, a atleta afirmou ter feito muita força para conseguir a vitória. Treinei muito para essa prova, e minhas concorrentes eram boas, então pisei forte nas subidas e isso fez diferença na vitória. O clima também ajudou, o sol não estava forte, e de vez em quando batia um vento para refrescar, contou a atleta. Ligia Sombini foi a segunda colocada, mais de dez minutos atrás de Susan. A terceira posição ficou com Sara Moyses.
Os competidores da Sport pedalaram cerca de 66 quilômetros. Na Elite Masculino da categoria, a vitória ficou com Elvio Henrique de Oliveira, seguido por Leandro Gonçalves e Marcos Roberto de Souza. A próxima etapa do Big Biker acontece em 17 de julho, na cidade de Taubaté (SP).
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: maio 16, 2011