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Os bastidores para a estréia no Brasileiro de rali


Zé Hélio está de volta ao Brasileiro depois de temporada interrompida em 2002. (foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (21/02) começa a temporada 2003 do rali cross-country brasileiro. A prova de abertura será o Rally do Petróleo, a ser disputado na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) até domingo. Carros, motos, caminhões e quadriciclos enfrentarão 260 km de trilhas pela região, onde encontrarão vários tipos de terreno, com exceção de pedras. O evento vale também como a primeira etapa da Copa Baja.

Nos bastidores, a movimentação das equipes é intensa para a estréia. Nos Carros, o ano já marca a escolha da Mitsubishi L200 para a maioria das equipes que devem brigar pelo título. O carro estará pela primeira vez nas mãos do atual campeão brasileiro Reinaldo Varela, além de ser pilotado pelo estreante no campeonato Ingo Hoffmann e por Guilherme Spinelli e Klever Kolberg, entre outros. Com a saída da equipe Troller, 2003 será a temporada Mitsubishi versus Chevrolet, de Édio Füchter e Riamburgo Ximenes.

O Rally do Petróleo é encarado com cuidado pela maioria dos times, que vê nesta etapa de abertura a oportunidade de testar os carros e voltar ao ritmo de competições. Confira as novidades nos principais times:

Chevrolet – O Chevrolet Rally Team é novamente um sério candidato aos títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa Baja. O atual tricampeão do Rally dos Sertões, a maior prova off-road da América Latina, Édio Fuchter começará sua quarta temporada na equipe, pilotando uma S10, novamente ao lado do navegador Milton Pereira. O piloto já prevê a briga acirrada: “Vai ser um campeonato muito disputado. Apesar da Troller ter saído, a Mitsubishi vem mais forte. Por isso, a Chevrolet não vai poder se descuidar, apesar de nós termos a organização e a resistência a nosso favor”.

A outra dupla da Chevrolet, contratada no ano passado, Riamburgo Ximenes/Marcos Rogério, também foi mantida e começou o ano com a vitória no enduro-rali Piocerá. Ambas as duplas estarão a bordo da picape S10.

Mitsubishi – A Mitsubishi Racing promoverá no Rally do Petróleo a estréia do piloto Ingo Hoffmann, ex-Fórmula-1 e doze vezes campeão da Stock Car, no Brasileiro de rali cross-country. O presidente da Mitsubishi no Brasil Eduardo Souza Ramos também vai participar do campeonato, pilotando uma Mitsubishi L200 RIII ao lado de Edilson Fabre.

A outra dupla da equipe será formada por Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo, com uma L200 Evolution II. Ulysses Bertholdo, que até o ano passado participou do time também no cross-country, agora vai correr apenas em velocidade.

Greco – Os atuais campeões brasileiros, Reinaldo Varela e Edgar Fabre, correrão pela nova equipe Greco, que terá apoio da Mitsubishi. A dupla se desligou da Troller, fábrica que não terá mais um time oficial em ralis.

Varela vai conduzir pela primeira vez uma L200 Evolution no Brasileiro. “Fiz poucos testes com a picape, mas já deu para sentir a diferença. Precisa de alguns ajustes que só poderão ser feitos depois desta etapa. O Troller é mais arisco e a L200 é mais tranqüila”, diz o piloto.

Na nova equipe, o preparador também é o ex-Troller Fábio Greco. E dela também fazem parte os irmãos Renê e Marcus Mello, que eram colegas de equipe de Varela e Fabre.

Giaffone – A equipe Giaffone Motorsport fará sua estréia no off-road com pouco tempo de treino. “Vamos para este primeiro rali praticamente sem treinar e com muita coisa para acertar. Por isso, nosso maior objetivo será o de promover a integração entre as duplas, e o amadurecimento da equipe”, disse o navegador Alberto Fadigatti, que aos 57 anos é o integrante do time com mais experiência em competições fora-de-estrada.

Fadigatti será o navegador do ex-campeão de autocross Franco Giaffone. A outra dupla da equipe será formada pelo piloto Rodrigo Lupi e pelo navegador Andrey Valério. Ambas as duplas correrão com uma picape L200 Evolution.

Petrobras Lubrax – O Rally do Petróleo será a primeira prova da equipe depois do histórico resultado no Dakar 2003. O time brasileiro conseguiu pódio nas três categorias do maior rali do mundo.

Klever Kolberg e o navegador Lourival Roldan, a exemplo do ano passado, correrão com uma Mitsubishi L200 Evolution. “Pode parecer cedo, mas o Rally do Petróleo marca o início do nosso treinamento para o Dakar 2004”, afirma Kolberg, que pretende correr o rali no deserto do Saara com esse mesmo carro brasileiro – até este ano ele usou no Dakar uma Pajero importada.

O Rally do Petróleo também marca a abertura do Brasileiro de rali cross-country 2003 para as Motos, categoria que também inclui os quadriciclos. O atual campeão Jean Azevedo (Petrobras Lubrax) retorna às competições em solo brasileiro depois de levantar o troféu da categoria Super Production 1.3 no Dakar 2003. Ele pilota uma KTM 520.

De volta ao Brasileiro, depois de uma temporada de contusão, está José Hélio Filho (Hi-Performance). Em 2002, ele ficou fora das principais provas depois de se machucar treinando para o Sertões. O retorno aconteceu no fim do ano, com a vitória no Rally do Café e a participação na etapa sul-americana do Mundial de rali cross-country, o Rally Por Las Pampas.

A expectativa é de que o pesadelo tenha ficado para trás: “Tive alguns problemas em 2002, ficando de fora de várias provas. Mas em 2003 tudo vai ser diferente e vou lutar para conseguir os resultados. A equipe está trabalhando duro para que eu possa acelerar forte”, conta o piloto.

Quem também espera uma temporada de melhores resultados é Tiago Fantozzi (Personalidade Webventure), que vai pilotar uma Honda e espera brigar pelo título do campeonato participando de todas as etapas.

Os carros e as motos estão divididos em categorias, que levam em conta o tipo de preparação dos veículos. Super Production e Production, ambas com veículos a diesel, são as categorias dos carros. Já as motos estão divididas em Super Production, Production e Marathon. Os caminhões, assim como os quadriciclos, têm categoria única.

Conforme mudança feita no regulamento 2003, nesta temporada somente serão premiados os primeiros lugares de cada categoria, a classificação geral não existe mais.

Este texto foi escrito por: Webventure