Para realizar o mergulho autônomo, é necessário participar de um curso. O primeiro é o básico, em que se permite mergulhar em até 18 metros de profundidade. O avançado habilita o mergulho em até 30 metros.
Após esses cursos, é possível aprender as técnicas específicas do mergulho em naufrágio, em cavernas, foto e vídeosub, entre outras. Também há opções de cursos profissionais como o de resgate, auxiliar de instrutor e instrutor.
A seqüência dos cursos, chamada de carreira do mergulhador, varia a cada certificadora, assim como os nomes dos cursos podem mudar. Nos links abaixo, apresentamos os detalhes de seis cursos mais conhecidos. Confira também uma lista das certificadoras.
Como escolher a escola? – Atualmente, no Brasil, calcula-se que existam 200 escolas de mergulho. Para escolher em qual delas vai realizar um curso, não se guie apenas pelo preço. O preço baixo geralmente esconde mazelas que deveriam ser melhor avaliadas. Uma dica importante é escolher a empresa pelo tempo de atuação, que comprove uma longa história de formação de mergulhadores.
A idade mínima varia de 8 até 10 anos. É necessário saber nadar (as escolas realizam exames médicos ou pedem atestados). Se tiver condições, opte por um exame completo, com médico hiperbárico. No curso, com carga horária entre 20 a 30 horas, o aluno conhece os equipamentos, seu funcionamento e aprende a manejá-los até ter condições de se equipar sozinho.
Na sala de aula aprende sobre física, anatomia e fisiologia humana. Outros tópicos importantes da aula teórica são planejamento do mergulho, comunicação na superfície e embaixo d’água, interpretação das tabelas de mergulho e procedimentos usados durante a atividade para a descida e para a subida.
Depois, são realizados exercícios na piscina para praticar o que foi aprendido e treinada a adaptação ao ambiente aquático – como manter-se equilibrado, por exemplo.
Iniciação – O último passo é o “batismo” em água aberta (check-out ou aula de mar). A escola escolhe um local de mergulho. Lá o aluno deve realizar no mar os procedimentos que aprendeu no curso. Passando neste teste, ele receberá um certificado e estará habilitado a mergulhos de até 18 metros de profundidade e também a alugar ou comprar equipamento de mergulho.
O aluno deve ter o equipamento básico (máscara, snorkel, cinto de lastro e nadadeiras). A escola fornece, normalmente inclusos na taxa do curso, apostila e o equipamento SCUBA para piscina e mar (cilindro, regulador, colete e roupa de neoprene). O preço varia de R$ 150,00 a R$ 250,00, não incluindo “batismo”.
É o aprofundamento depois de a pessoa ter se iniciado no mergulho autônomo. Nas aulas teóricas, são incluídos temas como busca e recuperação de objetos, mergulhos noturnos, em naufrágio e mais profundos. Quem passa por este curso está habilitado a mergulhos de até 30 metros.
O aluno deve ter passado pelo curso básico. Cabe a ele levar o equipamento básico (máscara, nadadeira, snorkel e cinto de lastro com 8 kg), além de lanterna subaquática, prancheta de escrita e uma bússola. A escola fornece apostila e equipamento SCUBA (cilindro, regulador completo, colete e roupa de neoprene).
Curso Rescue Diver – Dividido em teoria e prática. Também aborda primeiros socorros, mas é voltado especialmente ao resgate de mergulhadores. O aluno será instruído a reconhecer e agir corretamente em situações de emergência. Entre os temas, estão auto-resgate, primeiros socorros, equipamentos, técnicas de resgate e o controle de emergência.
São pré-requisitos a certificação dos cursos Avançado e Primeiros Socorros/RCR.
Neste curso, cujo nome varia a cada certificadora, o mergulhador aprenderá a fundo sobre as técnicas de mergulho e também a dar assistência a instrutores. Entre os temas das aulas teóricas estão planejamento de mergulho, administração e controle de mergulho, tabelas, supervisão de alunos em treinamento, física, fisiologia, equipamentos, habilidades e meio ambiente.
Na piscina, realiza-se a prática dos procedimentos e provas de aquaticidade. Para se formar, o aluno deverá ser assistente em cursos básicos na piscina ou no mar.
Os pré-requisitos são 18 anos de idade mínima, 20 mergulhos registrados no começo do curso e 60 mergulhos para requerer certificação; certificado de Rescue Diver ou equivalente; certificação em primeiros socorros; certificação em RCR nos últimos 12 meses.
Curso Instrutor – Quem quiser se tornar um instrutor de mergulho deve procurar uma das agências credenciadoras. Essas entidades realizam provas para que o candidato demonstre suas habilidades, sobretudo com segurança. Elas têm como obrigação dar suporte e treinamento a seus instrutores, a fim de que cada vez mais se aperfeiçoem profissionalmente.
Nesse curso, você aprenderá técnicas de ensino, refinará sua técnica de mergulho e demonstrará sua habilidade para lidar com alunos de mergulho.
Quem quiser se tornar um instrutor de mergulho deve procurar uma das agências credenciadoras. Essas entidades realizam provas para que o candidato demonstre suas habilidades, sobretudo com segurança. Elas têm como obrigação dar suporte e treinamento a seus instrutores, a fim de que cada vez mais se aperfeiçoem profissionalmente.
Nesse curso, você aprenderá técnicas de ensino, refinará sua técnica de mergulho e demonstrará sua habilidade para lidar com alunos de mergulho.
Este texto foi escrito por: Webventure