Foto: Pixabay

Os diferenciais das roupas de mergulho

Redação Webventure/ Mergulho

Selantes e zíperes impedem entrada da água (foto: Divulgação/ Fun Dive)
Selantes e zíperes impedem entrada da água (foto: Divulgação/ Fun Dive)

O primeiro pensamento de uma pessoa que deseja realizar o primeiro mergulho é em relação aos equipamentos que deve adquirir e qual a vestimenta escolher. Assim como as máscaras, snorkel e nadadeiras, as roupas de neoprene devem se adequar ao mergulhador e atender às necessidades dele.

Para escolher a vestimenta ideal, o mergulhador deve saber qual será o local de grande parte dos seus mergulhos. A espessura do neoprene depende da temperatura da água, assim como o zíper que fecha a roupa também influencia na entrada ou não de água. Por conta destas características, são chamadas de roupas secas ou semi-secas.

O neoprene vai de 3 a 8 milímetros de espessura e as roupas possuem configurações diferenciadas, e a escolha depende do mergulhador. Existem roupas curtas, perna curta e braço longo, pernas e braços longos, entre outras formas. “Quando o neoprene é de qualidade e a vedação nas canelas e punhos também for, maior é a eficiência da roupa” revelou Luiz Plassmann, da loja Fun Dive.

Temperatura das águas – A atenção na escolha da roupa é importante por conta da perda de calor que o mergulhador sofre enquanto está na água. “O praticante perde calor 25 vezes mais rápido que no ar, em terra firme. Uma hora na água, por exemplo, em Fernando de Noronha (PE) que a temperatura varia de 28, 30ºC, se ficar parado por uma hora, você passa frio”, contou Luiz.

Algumas peças, geralmente as roupas secas, possuem válvulas que inflam ou desinflam a roupa para a melhor performance do mergulhador. Uma mangueira, antes do mergulho, é usada para encher a vestimenta de ar e o recomendável é não utilizar qualquer mangueira para não danificar o bico da válvula.

Os selantes também têm papel fundamental nas roupas de mergulho. Feitos de borracha que se ajustam no formato do corpo (pescoço, punhos e canelas), evita que a água entre no traje. Esta parte emborrachada não deve apertar a circulação sanguínea e ao mesmo tempo estar firme na pele.

O cuidado após o mergulho nestas regiões da roupa deve ser maior por conta do material: lavar com água doce para evitar a evitar a cristalização do sal ou mesmo o ressecamento da borracha. Existe selante também na parte interna do zíper, que ajuda na vedação completa da roupa.

O zíper é um item a ser observado com cuidado, pois é por ele que a entrada de água acontece com facilidade. Luiz explica a diferença entre os fechos: “Nas roupas semi-secas zíper seco metálico que funciona pressionando os dois lados (revestidos com uma espécie de vinil impermeável), fazendo com que seja totalmente estanque. Nas outras roupas o sistema de zíper é normal, não impede a entrada da água”.

Gosto – Outras vestimentas, que vão do gosto do mergulhador, são camisetas e coletes mais finos que as roupas específicas de mergulho, que podem ser usadas sob elas ou simplesmente para proteger do sol e dos ventos.

Este texto foi escrito por: Bruna Didario

Last modified: março 21, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure