Estradeira RS1 Sundown: Guidão em curva pneus finos e eixo grande (foto: Divulgação/ Sundown Bikes)
Escolher uma bike para fazer seu treino exige, primeiramente, se atentar para a necessidade da modalidade a ser praticada. Os atuais equipamentos vendidos pelos principais fabricantes são de última geração e oferecem sempre o maior conforto com um ótimo desempenho.
É o caso das bikes de estrada, as chamadas estradeiras ou speed, que têm uma distância entre os eixos grande, o que faz com ela seja menos ágil, ideal para treinos em longas retas que não sejam necessárias manobras. Os pneus são super finos, lisos e calibrados com alta pressão e o aro geralmente é o 700. Essas bikes alcançam altas velocidades em asfalto liso e para melhorar a aerodinâmica, algumas têm o guidão rebaixado em curva. A grande parte é feita por fibra de carbono ou alumínio.
Já as bikes para provas de triatlon e provas de contra relógio tem um design diferente das estradeiras. Apesar de terem como objetivo altas velocidades, elas têm um desempenho melhor do que as de speed e alcançam velocidades ainda maiores. Elas têm um eixo menor, um quadro estreito, promovendo melhor condição de mobilidade e manobras. A geometria na maioria das marcas é mais agressiva e tem baixo peso, sendo alguns modelos de 6 ou 7kg. Essas bikes tendem a ser mais desconfortáveis para o atleta porque são feitas para extrair o máximo de performance deles.
Para os passeios na cidade ou em praia existem as bikes do modelo urbano, que na maioria têm aros 700, pneus finos e lisos, porém não tão finos quando os pneus de speed e contra relógio. O guidão dessas é mais alto, permitindo ao ciclista uma posição mais ereta e confortável. Essas bicicletas são preparadas para terem pára-lama, lanterna, bagageiro e tem um desempenho comprometido em longos trechos de terra ou subidas muito íngremes.
Há também as pequenas bikes de BMX, usadas para manobras, elas utilizam o aro 20 ou 24, que são menores. A principal característica delas é a resistência, mas não são indicadas para qualquer prática que não seja em parques ou pistas próprias para a prática, já que o banco baixo causa um grande desconforto em pedaladas longas.
Para descobrir o melhor modelo para o perfil de cada um há o serviço chamado Bike Fit, que é uma avaliação onde é feita medição mais completa possível do ciclista para adequar a bike ao seu tamanho e perfil, ou escolher a bike no tamanho correto pra ele, e que pode ser feito em lojas especializadas e revendas autorizadas.
Este texto teve a consultoria de Marcelo Sá e Odair Pereira
Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi