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Os Protótipos do Sertões


O único protótipo sem apoio de fábrica no Sertões (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)

Direto de Padre Bernardo (GO) – A categoria Protótipos no rali nacional tomou maiores proporções na virada do século. O que antes era feito só com gaiolas e projetos mirabolantes passou a se tornar realmente competitivo após a entrada da equipe oficial da Chevrolet na categoria, com motor 3.8 litros na S10, sendo que a original de fábrica era 2.8

Logo depois a Mitsubishi colocou em circulação o veículo que seria bicampeão brasileiro e do Rally dos Sertões, a L200 Evolution, um veículo produzido especialmente para competição. Originalmente classificado na categoria Super Production, já que a marca fabricou 100 unidades, mas que hoje já tem exemplares competindo pela protótipo.

“Antes era possível escolher se a L200 EVO iria competir de Protótipo ou Super Production. Hoje o que faz a diferença é o Restritor de entrada de ar, que só o veículo original tem”, disse o navegador Marcelo Vívolo.

Por outro lado – Se hoje os Protótipos são a ponta do rali nacional, o contraponto é que a categoria não tem mais espaço para as gaiolas e projetos mirabolantes, pois dificilmente são competitivos. “É uma concorrência desleal, o evento ganharia mais se tivesse mais subdivisões”, disse Richard Vaders piloto e responsável pelo projeto do único protótipo não apoiado por uma montadora no Sertões. Até a nona etapa, que terminou em Padre Bernardo, o veículo ocupava a quarta colocação na categoria e a décima na geral.

Parece um veículo Volkswagen, a frente chega a lembrar o Touareg, mas trata-se de um chassi tubular com motor MWM, igual o da S10 categoria Production e uma carroceria em fibra baseada na Saveiro. A suspensão é Mitsubishi, meia L 200 e meia Pajero. “Pensamos em fazer uma gaiola. A gente sempre pensava na mecânica e deixava a casca por último. Os veículos eram muito estranhos” disse o piloto. “Pegamos uma Saveiro, fizemos uma casca de fibra e agora ela ficou anabolizada.”

O engenheiro mecânico Vaders está no sexto Sertões, metade como apoio e a outra como piloto. “Juntei tudo de melhor que vi em outros ralis e coloquei no meu carro”, explicou. “Não tenho a pretensão de ganhar, quero chegar em décimo, que é minha posição de agora, estou muito feliz”, comemorou.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa